terça-feira, 24 de agosto de 2010


Um grande salto: a juventude precisa
.
Hoje vivemos a maior geração de jovens de nossa História. São 50 milhões de brasileiros(as) entre 15 e 29 anos que precisam ser reconhecidos em um projeto nacional. Projeto que lhes assegure os seus direitos e, ao mesmo tempo, crie oportunidades para que possam exercer, na prática, um papel estratégico no processo de desenvolvimento do País. Afinal, este é o caminho que está sendo adotado pelas nações que se constituíram de forma verdadeiramente justa e democrática.
.
Após a aprovação da PEC que inclui os jovens no rol de detentores de direitos fundamentais garantidos pela nossa Constituição, o tema ganhou “segurança jurídica”, além de reforçar a necessidade de duas outras matérias que se encontram em discussão na Câmara dos Deputados: o Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude.
.
Em paralelo a isso, os números oficiais demonstram claramente que os(as) jovens são as maiores vítimas da violência no Brasil e, sobretudo, temos altos índices (em crescimento) na Paraíba, se exacerbando de forma mais explícita nas taxas de homicídio. A violência, e acima de tudo, a falta de um projeto de Segurança Pública efetivo para o nosso Estado, tem sido motivo de muita preocupação para a sociedade paraibana.
.
Dados do Mapa da Violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil, organizado pelo professor Júlio Jacobo, do Instituto Sangari, nos trazem algumas reflexões inquietantes. João Pessoa, por exemplo, saiu da 16ª para a 4ª posição, percorrendo um caminho contrário a maioria das capitais. Já Campina Grande é a 10ª cidade em número de homicídios, com 383 mil habitantes e 71 homicídios/ano. Isso tudo em um Estado que encabeça a lista de vitimização da juventude negra. Morrem na Paraíba 1.189% mais jovens negros do que brancos (12 vezes mais).
.
É importante ressaltar que a Paraíba há anos sofre com a falta de planejamento estratégico de políticas públicas integradas para por em prática ações efetivas para combater a violência. No tocante as Políticas Públicas de Juventude (PPJs), o atual (des)governo não consegue avançar em absolutamente nenhuma área.
.
Na Educação, o resultado do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) comprova as afirmativas. Dos 20 piores resultados do ENEM na Paraíba, 16 são de escolas estaduais. Na Saúde fica clara a inoperância deste governo quanto às ações de prevenção e tratamento dos(as) jovens dependentes de álcool e outras drogas, sobretudo o crack. Na questão relacionada à geração de trabalho e renda é um mito.
.
É necessário que avancemos. É preciso fortalecer o órgão executor de PPJ na Paraíba e o Conselho Estadual de Juventude; potencializar o orçamento referente à temática; e, acima de tudo, garantir um debate amplo e franco com todas as juventudes e instituições do nosso Estado, a fim de construir um Plano Estadual de Juventude que compreenda e contemple as reais necessidades e desafios da juventude paraibana.
.

sábado, 21 de agosto de 2010

Dilma abre 17 pontos e venceria no 1° turno
.
Eduardo Simões
.
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu 17 pontos de vantagem para seu principal adversário, José Serra, e venceria a eleição presidencial de outubro ainda no primeiro turno, mostrou pesquisa do instituto Datafolha no último sábado (21/08).
.
O levantamento, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, apontou crescimento de seis pontos percentuais de Dilma, que agora tem 47 por cento das intenções de voto, contra 41 por cento no levantamento anterior realizado no início do mês. Já Serra caiu três pontos em relação à sondagem anterior, feita entre 9 e 12 de agosto, e agora tem 30 por cento. A candidata do PV, Marina Silva, caiu um ponto e agora tem 9 por cento da preferência do eleitorado.
.
Nenhum dos demais candidatos conseguiu somar 1 por cento no levantamento. Quatro por cento dos entrevistados declararam voto nulo ou branco, contra 5 por cento na pesquisa anterior, e 8 por cento declarou-se indeciso, contra 9 por cento na sondagem do início do mês. Segundo o Datafolha, quando considerados somente as intenções de votos válidos, ou seja, desconsiderados os brancos e nulos, Dilma fica com 54 por cento, o que lhe garantiria vitória no primeiro turno, marcado para o próximo dia 3 de outubro.
.
A simulação de segundo turno entre Dilma e Serra feita pelo Datafolha, mostra a petista com 53 por cento das intenções de voto, contra 39 por cento de Serra. Quatro por cento votariam branco ou anulariam e outros 4 por cento disseram não saber. Na sondagem anterior do instituto, a petista aparecia com 49 por cento, contra 41 por cento do tucano em um eventual segundo turno.
.
No levantamento espontâneo, Dilma subiu cinco pontos e agora tem 31 por cento. Serra foi de 16 para 17 por cento e Marina manteve os 5 por cento. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pode disputar uma segunda reeleição, tem 1 por cento.
.
FONTE: Agência Reuters.
.

Ricardo vai fortalecer agricultura na Paraíba
.
Ricardo Coutinho (PSB) defendeu a implatação de uma nova lógica de investimento na agricultura para a Paraíba. O candidato ao Governo do Estado, assumiu o compromisso de comprar os produtos agrícolas diratamente dos agricultores, acabendo com a figura do atravessador. "Isso não é promessa. Isso é compromisso público que assumo aqui. Só promete quem nunca fez e eu fiz em João Pessoa, quando fui prefeito e vou fazer em toda a Paraíba", garantiu Ricardo.
.
Para o socialista é fundamental que a agricultura familiar seja fortalecida no Estado. Uma das soluções apontadas por Ricardo, para isso, é o fortalecimento do mercado interno consumidor. Para tanto, Ricardo anunciou, durante o quarto bloco do debate da TV Clube, que vai garantir o fortalecimento do mercado, realizando comprar diretas aos agricultores, para o abastecimento de escolas, creches, quarteis e hospitais do Estado.
O que é o Marxismo-Leninismo?
.
O marxismo-leninismo é a concepção científica do mundo que desvenda a origem das desigualdades sociais e, a partir desse ângulo, classifica-se como uma avançada teoria do pensamento social, pois representa e defende os interesses da maioria, traçando o caminho para se chegar a um sistema sem exploração. Nesse caminho, o partido do proletariado é situado como uma necessidade histórica. Portanto, o marxismo-leninismo é a sua base filosófica, econômica e política; sua estratégia e tática para alcançar a emancipação dos trabalhadores e dos povos oprimidos e para construir o socialismo e o comunismo.
.
O marxismo-leninismo é uma teoria científica do desenvolvimento social; descobriu as leis que regem as mudanças verificadas na natureza, da sociedade e do pensamento. Não se limita a diagnosticar a realidade, mas visa identificar as contradições que determinam e promovem essas mudanças; desenvolve as formas e métodos que servem para transformar a sociedade, assim como o papel das forças protagonistas de cada momento histórico.
.
Esta é a diferença que tem com o socialismo utópico, que o precedeu, pois, enquanto este apenas descreve uma sociedade justa e igualitária, sem menção à forma de alcançá-la, o marxismo-leninismo o faz com uma base científica provada na prática social. Ao descobrir as forças antagônicas que promovem as mudanças, o marxismo verifica a existência de luta de classes. Seu mérito não está nessa descoberta, mas no fato de projetar o fato de que o resultado dessa luta de classes no capitalismo conduz, de forma indefectível, ao estabelecimento da ditadura do proletariado.
.
Outro elemento básico do marxismo-leninismo é a histórica missão atribuída ao proletariado, a classe trabalhadora, em geral, como a classe mais avançada, a vanguarda na luta pela derrubada do capitalismo e construção do socialismo e do comunismo. Esta concepção de marxismo, no momento atual, tem sido muito contestada por setores da pequena burguesia no seu desejo de negar a perspectiva da revolução, para trazer o que eles chamam de "novos atores sociais", a "sociedade civil", cuja missão é atenuar a luta de classes, promover o pacifismo e alcançar algumas reivindicações dentro dos moldes capitalistas.
.
O marxismo-leninismo fundou a necessidade histórica do partido do proletariado como um dos fatores subjetivos mais importantes para assegurar o processo revolucionário. Para o partido do proletariado, o marxismo-leninismo não é um dogma, é um guia para a ação revolucionária; parte da análise concreta da realidade, a fim de identificar a situação das forças sociais envolvidas, as suas aspirações, a sua correspondência, o ânimo das massas populares, a finalidade e a forma da sua luta. Serve para a educação política dos militantes e das massas, para elevar o seu nível de consciência, de unidade e de organização para conseguir sua libertação, pela tomada do poder e pela construção da nova sociedade.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A grande oportunidade quem faz somos nós
.
Joubert Fonseca de Andrade (*)
.
Mas um processo eleitoral pede passagem. Esse, no mínimo, com uma singularidade, que representa e muito para a juventude brasileira. A primeira vez sem Lula. Quantos significados, gerações, vozes, multidões, vitórias, histórias, alegrias, oportunidades... Somos tantos, e enquanto jovens brasileiros podemos dizer: “somos reconhecidos constitucionalmente”; “a PEC foi aprovada”; “existem menos jovens analfabetos”; “mais jovens qualificados”; “mais acessam a universidade”; “mais escolaridade”; “mais identidade”; enfim, em busca de mais igualdade com liberdade.
.
Este é o quadro de mais uma eleição. A primeira em que muitos jovens serão chamados as urnas e pela primeira vez poderão dizer: “temos direitos, somos sujeitos”. As juventudes terão como pauta de suas decisões suas próprias histórias. Quantas conquistas diante de tantas vulnerabilidades históricas e atrasos políticos impostos por governos conservadores e “adultocratas”, que almejam apenas políticas de boas intenções, mas que propagavam a desigualdade juvenil e a precarização da qualidade de vida.
.
Aproxima-se um debate há muito esperado. Atualmente, com a institucionalização das Políticas Públicas de Juventude (PPJs) e a inserção do jovem como sujeito de direitos, devemos estar atentos a discussão primordial: considerar o jovem como agente do desenvolvimento nacional, aliado ao desenvolvimento social e humano da juventude brasileira. Questões que interajam escolaridade com permanência na escola; inserção no mercado de trabalho com trabalho decente; segurança pública com acesso as espaços públicos de interatividade; Internet com novas tecnologias de informação e comunicação; oportunidades com oportunidade de escolha.
.
Aproxima-se enfim, a grande oportunidade de quase 40 milhões de jovens brasileiros afirmarem suas conquistas, pactuarem os futuros avanços e consolidarem o atual projeto de transformação social e de inserção nunca visto na sociedade brasileira. O momento do compromisso com a juventude e com o desenvolvimento do Brasil.
.
(*) Presidente Nacional da Juventude Socialista Brasileira
(*) Conselheiro Nacional de Juventude - CONJUVE
.
O PSB: linhas gerais
.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), historicamente, é produto e continuidade das experiências e lutas sociais, políticas, econômicas e culturais do povo brasileiro e dos trabalhadores em particular, da aplicação de suas sistematizações teóricas e das formulações criadoras de personalidades nacionais e internacionais, que contribuem para a construção da democracia e do socialismo.
.
Movidos pelos ideais de transformações sociais e pela construção de uma sociedade efetivamente democrática, um grupo de intelectuais e políticos fundaram, em 1945, o movimento denominado Esquerda Democrática, que dois anos depois se transformou no Partido Socialista Brasileiro, cujo principal líder e também seu primeiro Presidente Nacional foi o jurista João Mangabeira.
.
Baseado em tal ideário, o Partido procurou atuar com firmeza, no período que compreende os anos de 1947 a 1965. Neste lapso de tempo, o PSB, além de contribuir e aprofundar a discussão política a respeito do socialismo democrático, participou ativamente da vida política nacional, com destaque especial para atuação da sua bancada parlamentar na Câmara dos Deputados. A participação dos socialistas nos movimentos sociais, também, foi intensa, particularmente na luta pela formação de ligas camponesas, cujo principal líder, Francisco Julião, integrava os quadros do nosso PSB.
.
No mesmo período, (47/64), o Partido chegou a vencer as eleições para a Prefeitura do Recife, à época a terceira maior cidade do país. O prefeito Pelopidas da Silveira, fêz uma administração considerada uma das melhores de toda a história da cidade. O PSB, ocupou ainda, na pessoa de João Mangabeira, o Ministério das Minas e Energia e em seguida o Ministério da Justiça, do governo
constitucional do Presidente João Goulart.
.
Em 1965 os militares acabaram com os partidos e só deixaram espaço para dois partidos: Arena e MDB. Em 1980 deixaram formar-se 5 partidos. Finalmente, em 1985 foi permitida a liberdade partidária. O PSB, fiel à democracia pluralista como valor político permanente, ao regime republicano e à forma federativa de organização administrativa do país, às elaborações socialistas e à luta pelos direitos individuais, coletivos, sociais, econômicos e políticos da cidadania, exerce suas atividades visando à realização de seus objetivos programáticos:
.
I. Conduzir a Nação à conquista de plena soberania nacional, principalmente política e econômica;
II. Democratizar o Estado através de mecanismos que garantam a participação da sociedade civil organizada na formulação, execução e fiscalização das políticas públicas;
III. Socializar os meios de produção considerados estratégicos e fundamentais ao desenvolvimento, social, cultural e da democracia, e a preservação da soberania nacional;
IV. Democratizar as relações de trabalho;
V. Estimular a ampla associação de cidadãos livres, visando à criação de novas formas e sistema de produção, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável;
VI. Estimular o desenvolvimento de valores morais e comportamentos culturais que contribuam para acelerar a abolição dos antagonismos de classes e da exploração entre classes e segmentos sociais, bem como de todas as formas que justificam ideologicamente a discriminação e a marginalização de indivíduos e grupos sociais.
VII. Lutar para manter o patrimônio intelectual no domínio da nacionalidade;
VIII. Lutar contra todos os tipos de privilégios, em especial aqueles patrocinados em causa própria em qualquer nível. É finalidade do PSB lutar pela implantação da democracia e do socialismo no País.
Conferência Mundial da Juventude
.
A Conferência Mundial da Juventude (CMJ 2010) constitui-se como oportunidade única, pois chamará atenção para a importância de investir objetivamente na juventude. O fórum de debates ocorrerá de 23 a 27 de agosto na Cidade do México. O evento tem como objetivo principal oferecer uma contribuição que influencie as políticas públicas para a promoção do desenvolvimento sustentável e bem-estar dos jovens. Entre os temas principais da Conferência, temos: educação, saúde, equidade de gênero, entre outros, todos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
.
Durante a CMJ 2010, jovens do mundo inteiro poderão dialogar com representantes de governos, parlamentos e sociedade civil sobre temas de importância global. Trata-se de um esforço do Governo do México, que terá seus trabalhos coordenados pelo Comitê Internacional, órgão integrado por 19 países dos cinco continentes. "A conferência tem uma mensagem clara de aumentar a visibilidade dos jovens como população estratégica para impulsionar o desenvolvimento e reduzir a desigualdade e a inequidade", afirma Priscila Vera Hérnandez, diretora do Instituto Mexicano de Juventude, um dos organizadores do evento.
.
O ano de 2010 foi escolhido para a realização da Conferência Mundial da Juventude por ter sido eleito “Ano Internacional da Juventude” pelas Nações Unidas (ONU). O ano marca também 25 anos de criação do Dia Mundial da Juventude (celebrado no dia 12 de agosto); 15 anos do Programa de Ação Mundial da Juventude; e 12 anos da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude.
.
Para participar da Conferência Mundial da Juventude é preciso ter entre 18 e 35 anos e fazer parte de algum programa ou iniciativa que tenha foco na juventude e no desenvolvimento. Detalhe: existem hoje mais de 1,3 bilhão de jovens espalhados pelo mundo, com 200 milhões deles vivendo com menos US$ 1 por dia. Ainda nessa faixa etária, 88 milhões estão desempregados, 160 milhões sofrem com má nutrição, 130 milhões não alcançaram os níveis básicos de educação e 10 milhões convivem com o vírus HIV.
.
Etapa preparatória no Brasil
.
A pré-conferência das Américas e Caribe ocorreu em maio deste ano no Rio de Janeiro, sob organização da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e da Superintendência de Políticas Públicas da Juventude, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
.
Segundo o superintendente de Políticas Públicas para a Juventude, Rodrigo Abel, a realização desta etapa no Brasil foi de extrema relevância e concretizou o trabalho que tem sido feito há anos. “Foi um reconhecimento daquilo no qual estamos trabalhando nos últimos três anos”, afirmou Abel.
.
Serviço:
Conferência Mundial da Juventude
Data: 23 a 27 de agosto de 2010
Cidade / país: Monterrey / México
Informações: http://youth2010.org
.
.

sábado, 7 de agosto de 2010

Dia Nacional da Juventude com Dilma
.
Bertrand Sousa (*)
.
Neste sábado, 7 de agosto, acontecerá uma mobilização nacional proposta pelas juventudes partidárias e organizações juvenis da sociedade civil que apóiam Dilma Rousseff (13) para a presidência da República. Na Paraíba, a candidata do PT apóia e recebe total apoio de Ricardo Coutinho (40), candidato ao Governo do Estado pelo PSB.
.
A grandiosa atividade terá participação de milhares de jovens, durante o dia inteiro, em 120 cidades do País, de forma conjunta e simultânea. Dessa forma, a juventude brasileira pretende demonstrar que reconhece e valoriza as conquistas para esta faixa etária (dos 15 aos 29 anos) durante o Governo Lula. Nesse período, por exemplo, as Políticas Públicas de Juventude (PPJs) foram organizadas e institucionalizadas pelo Estado Brasileiro, beneficiando uma parcela considerável da população, sobretudo das camadas populares.
.
Em João Pessoa, a Juventude Socialista Brasileira (JSB) realiza a transmissão "ao vivo" do lançamento das propostas de Dilma para os jovens brasileiros, a partir das 14h na Praça Antenor Navarro (Centro Histórico). Já em Campina Grande, a partir das 9 da manhã deste sábado, as juventudes se reúnem no Centro da cidade para dizer que desejam ver o Brasil seguir mudando, com desenvolvimento e justiça social. A Dilma é, sem dúvida, a mais indicada para continuar o bom trabalho realizado pelo presidente Lula em prol da Nação.
.
Confira no portal oficial da campanha:
www.galeradadilma.com.br as atividades que acontecerão em todo o Brasil. Pelo Twitter, use a tag #galeradadilma e nas demais redes sociais vamos fazer a maior cobertura colaborativa desta campanha vitoriosa, relatando em tempo real todas as ações que acontecem neste dia 7. Brasil pra frente, Dilma presidente! Agora é Dilma!
.
(*) Jornalista e Secretário de Comunicação da JSB-JP.
.
Ricardo e a política de alianças
.
Alexandre Urquiza (*)
.
A trajetória do prefeito Ricardo Coutinho sempre foi marcada pela superação de obstáculos colocados por aqueles que, através de questionamentos, visavam na prática impedir o seu crescimento no cenário político paraibano.Sua candidatura para vereador em João Pessoa não foi considerada prioridade para o Partido dos Trabalhadores na época, apesar da visível aceitação popular. Outros sete candidatos do PT foram considerados prioritários e, ao final do processo, todos eles ficaram com um resultado eleitoral aquém de Ricardo.
.
Logo em seguida, Ricardo confirma a sua liderança com a reeleição, a maior votação proporcional que um vereador já teve na nossa cidade. O reconhecimento da sua liderança e do seu trabalho foi reafirmado pelo povo na condição de deputado estadual mais votado na cidade de João Pessoa. Na época, pela perspectiva de vir a ser o mais votado do Estado, começaram as primeiras especulações públicas sobre a sua imagem. A trajetória de sucesso do parlamentar, ainda petista, que agregava cada vez mais a atenção e o respeito da população, provocou uma série de reações que incluem o ataque à imagem pessoal, taxando-o de individualista. Ocorre, na verdade, diante de uma carreira política cada vez mais forte e consolidada, uma reação permeada pelo ciúme por parte daqueles que não conseguiam editar sequer a própria vitória.
.
A decisão inicialmente traumática de desligamento do Partido dos Trabalhadores prenunciava para alguns o fim da carreira política. No entanto, tais críticas esqueceram que a arena política se sustenta e se renova com a presença de políticos sérios e comprometidos, como é o caso de Ricardo Coutinho.
.
A fácil aceitação e imediata identificação da população de João Pessoa com a candidatura do Deputado Ricardo Coutinho à Prefeitura da capital aproximou inclusive velhos adversários políticos. Construiu-se a aliança com o PMDB, quando Ricardo já tinha sido líder da oposição ao Governador Maranhão. Foi um passo que revelou maturidade política quando Ricardo, visivelmente o nome mais forte para a prefeitura da capital, compôs com o PMDB, através do nome do deputado Manoel Júnior para vice-prefeito.
.
Na época, era voz corrente que o caráter tradicional e fisiológico do PMDB iria comprometer o desempenho da candidatura de Ricardo. Além disso, no caso de vitória, também especulava-se sobre a possibilidade de Ricardo ser engolido pelo mesmo, transformando em fiasco toda a trajetória política do jovem parlamentar.
.
Na prática, Ricardo colocou a sua marca na administração pública. Revelou-se um excelente administrador, impôs um ritmo de recuperação e de investimentos na cidade, jamais visto, reverteu completamente a expectativa inicial de um administrador refém do PMDB e passou a ser visto como um político autônomo e capaz de implementar e conduzir o projeto aprovado nas urnas pela cidade de João Pessoa.
.
A grande surpresa ficou no fato de que pela primeira vez na política da Paraíba, um político começou a fazer exatamente aquilo a que se propôs, ou seja, apresentou um projeto para a sociedade, foi aceito e começou a colocá-lo em prática. Criou o orçamento democrático e na prática dividiu o poder com a população; implementou o terminal de integração e com essa ação, contrariou interesses, sempre primando por um encontro de contas onde a sociedade fosse a beneficiária final. Através do seu trabalho, conquistou ainda mais as camadas populares e também empresários.
.
O Empreender-JP foi um passo marcante. É, na prática, o município assumindo para si como ação concreta, uma política de geração de renda que toda vida foi debitada na conta do governo federal. Ricardo instituiu a praça como política pública, enfrentou o problema da ocupação do espaço público, investindo em locais adequados para o comércio ambulante. Criou a política de habitação popular com 5 mil casas em quatro anos e meio; o Mercado Central; o hospital de Trauma de Mangabeira; fez a reforma no hospital Santa Isabel; as unidades do PSF; os campos de pelada devidamente estruturados; criou novas escolas municipais; instalou a política para a juventude; os equipamentos esportivos nas praças. A constatação mais surpreendente é a de que todo investimento, por maior impacto financeiro que tenha, tem como endereço prioritário a periferia da capital.
.
Ricardo Coutinho segue crescendo politicamente. Mostrou na prática que sabe legislar e governar. Diante de todo o seu trabalho, da sua maturidade, do seu crescimento político, novas questões são colocadas. Para Ricardo, novas possibilidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no Estado da Paraíba.
.
Para os opositores, resta o trabalho de reeditar as velhas críticas, a despeito do que a cidade vê. Continuam batendo na mesma tecla: “ele é individualista”. Diante do governo mais popular que João Pessoa já viu, diante das melhorias ocorridas em toda a cidade, sobretudo na periferia da Capital, é impossível acreditar que o seu governante só pensa em si!
.
Ricardo Coutinho segue a sua trajetória política como começou: trabalhando seriamente, com coerência e determinação, para fazer avançar um projeto democrático e popular. E cada vez mais, pela sua credibilidade, pelo que mostra na prática, conquista mais adeptos, desde as pessoas mais humildes até aqueles que possuem uma trajetória política no Estado. Aliança se faz assim, pelos resultados obtidos no trabalho.
Se hoje Ricardo Coutinho tem a simpatia de diferentes pessoas e grupos políticos, é porque cada vez mais existe o reconhecimento público de que o seu governo é diferente, realmente é a materialização de um projeto popular. Esse é o verdadeiro sentido de uma aliança: a rendição diante de uma gestão que colocou na prática tudo aquilo que foi anunciado durante a campanha eleitoral.
.
(*) Membro do Diretório Nacional do PSB.
PSB: uma História de lutas com a juventude
.
Valeu João Mangabeira! Hoje é um dia especial, comemoramos 63 anos de fundação da razão de nossa existência, o Partido Socialista Brasileiro. Dos quais poderíamos ainda acrescentar mais 2 anos de nossa “genitora”, a Esquerda Democrática, nascida em 1945 e que nos deu a base para a fundação deste que consideramos hoje o maior partido de esquerda do País.
.
A história pública talvez todos já conheçam, mas há um detalhe importante que a cada dia nos faz acreditar ainda mais que existe saída política para os problemas enfrentados pela sociedade atualmente. Um destes fatos é a nossa Juventude Socialista Brasileira, que hoje também completa 63 anos. Mas a juventude foi fundada junto com o partido? Sabemos que não. Mas o PSB foi um partido fundado por jovens, e mais, dentro de uma organização que ainda hoje como o PSB e a JSB continua jovem: falamos da gloriosa União Nacional dos Estudantes – UNE, da qual temos orgulho de durante estes mais de 70 anos de história ter participado dos bons e maus momentos passados.
.
Mais orgulho ainda de saber que nestes 63 anos de PSB e JSB estamos cada vez mais próximos de retornar a Praia do Flamengo – 132, conquistado em 1942 pelos estudantes e nosso nascedouro. Dentre tantas lutas, neste momento em que comemoramos a descoberta do Pré-Sal, destacamos o papel de socialistas como Roberto Gusmão e Rogê Ferreira, jovens socialistas que iniciaram a campanha “O Petróleo é nosso!” o qual culminou na criação da Petrobrás e na garantia de que hoje possamos ser auto-suficientes em combustiveis, em especial nas energias renováveis. Lutas que a juventude começou!
.
Mas nem tudo foi comemoração nesta caminhada. O golpe de 1964 trucidou planos de muitos jovens socialistas, mas não afastou o sonho de ter um Brasil mais justo e solidário. A deposição de Miguel Arraes e sua prisão serviam de inspiração para a luta cotidiana daquela juventude cujo o compromisso agora deixava de ser apenas com os estudos e passava a ser pela legalidade política do País.
.
Nestes mais de 20 anos, de ilegalidade, paus-de-arara, cadeiras do dragão, solitárias, choques elétricos, entre outros artifícios, não nos furtamos a nossa condição de representantes da classe operária, dos estudantes, das mulheres e em especial da juventude. Com a anistia, o inicio da redemocratização, a luta pelas diretas, a refundação do PSB, o Fora Collor, entre outros, foram momentos que serviram para determinar tarefas que contribuiram de forma significativa para reunir e reorganizar aquele sentimento jovem, forjado na luta, que sempre norteou a vida do PSB. A JSB hoje existe formalmente e o Partido passa a acreditar cada vez mais que a juventude é de fato o carro chefe das transformações para uma sociedade socialista e democrática.
.
Dentre tantas ações socialistas para a juventude, destacamos uma que entendemos essencial neste momento que a sociedade do conhecimento. O curso de Políticas Públicas de Juventude para o Desenvolvimento, elaborado pela Universidade da Juventude e Fundação João Mangabeira, coloca na ordem do dia a necessidade que o momento exige: prepara a juventude para ocupar os espaços de decisão e investir no pensamento e formulação de alternativas de enfrentamento das grandes questões sociais deixadas de lado em nosso país desde o inicio da sua colonização.
Mas o dia 6 de agosto é de festa...
.
E nós da JSB temos muito orgulho de fazer parte desta família.
De Norte a Sul, e no País inteiro. Viva o Partido Socialista Brasileiro!