quinta-feira, 23 de junho de 2011

PSB-PB lançará 106 candidatos à prefeito

.
O nome do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, foi ovacionado como pré-candidato à reeleição no Encontro Estadual do Partido Socialista Brasileiro, realizado no último sábado, no Hotel Tambaú. O governador Ricardo Coutinho proclamou Agra como o candidato natural do partido para 2012. Edvaldo Rosas, presidente estadual do PSB paraibano, anunciou o lançamento de candidaturas em 106, dos 223 municípios paraibanos, nas eleições do próximo ano. E ainda, 12 prefeitos e um vice-prefeito filiaram-se oficialmente à legenda. A meta do Partido é eleger prefeitos em, no mínimo, 50 municípios.
.

Para a disputa na Capital, Luciano Agra compõe, em definitivo, a cabeça de chapa do PSB. Ricardo Coutinho aposta na competência do dirigente municipal e declarou que irá comandar a campanha para sua reeleição. “A exemplo da pré-candidatura de Dilma Rousseff, lançada quase dois anos antes do pleito de 2010, por Lula, não temos tempo a perder. Vamos trabalhar desde agora para que o companheiro Agra volte à prefeitura em 2012, eleito pelo povo. Na continuidade de sua administração será preservado o conteúdo do projeto que o partido tem para o estado”, afirmou o governador.
.
Cauteloso, Agra disse que ainda não está preparado para as eleições. “Alguns fatores precisam ser solidificados, como as alianças e a oficialização do Partido”, analisou. Contudo, vibrou com os correligionários e se colocou à disposição para dar prosseguimento ao que considera uma mudança histórica na política da Paraíba.
.

Reforma Política
.

O encontro teve como tema “Reforma Política e Perspectivas 2012” e discutiu as propostas do PSB para o projeto de Reforma Política que está em discussão no Congresso Nacional. O principal debatedor foi o secretário Nacional da legenda, Carlos Siqueira (PSB-PE), que expôs as principais propostas do PSB e respondeu as perguntas formuladas pelos participantes. Mais de 500 filiados participaram do encontro, com destaque ainda para os deputados estaduais do PSB: Léa Toscano, Edmilson Soares e Adriano Araújo. E ainda, representantes de partidos aliados.
.

A posição nacional que o partido defende, dentro do tema “reforma política”, apresentada por Carlos Siqueira, gira em torno de dois eixos: aprofundar e facilitar a participação popular – democracia participativa – e aprimorar o sistema partidário existente. O secretário Nacional criticou o grande número de partidos que existe no Brasil, lembrando que os países europeus ou mesmo os Estados Unidos, onde a democracia é consolidada, isso não ocorre. Outro ponto fortemente debatido foi o financiamento público de campanha, como condição essencial para neutralizar a interferência de grandes grupos econômicos na gestão pública. Também, o voto em lista, com alternância de gênero, contemplando a participação das mulheres na estrutura de poder. A vereadora pessoense, Sandra Marrocos, manifestou total apoio neste aspecto, sendo uma de suas plataformas pessoais na política.
.

Durante o Encontro estadual, o partido apresentou o calendário de atividades até o final do ano, marcando para o próximo mês a realização de três seminários nas áreas de segurança pública, educação e emprego e renda. Em agosto, o PSB iniciará os encontros regionais onde serão ministrados cursos de formação política. Os congressos municipais serão realizados em setembro e o estadual em outubro. Dias 2 e 3 de dezembro, será o congresso nacional do partido. Dentro deste calendário, a campanha de filiação já iniciou. Edvaldo Rosas motivou os correligionários a trabalharem focados em ampliar o número de filiados. “Temos diretórios e comissões provisórias em 186 municípios e queremos fechar 200, ainda este ano”, contabilizou Edvaldo.
.

Adesões e alianças
.

Enquanto as alianças ainda não são definidas, o PSB amplia a filiação de lideranças políticas. Até o final do encontro, segundo Edvaldo Rosas, 13 novas adesões à legenda foram oficializadas: 12 prefeitos e um vice-prefeito, que deixaram seus partidos para unirem-se aos socialistas. Todos serão candidatos à reeleição, ou irão apoiar candidatos da legenda. Durante o encontro, intercalado com os debates, Edvaldo Rosas anunciou os nomes dos pré-candidatos do partido às prefeituras do interior do Estado. Não houve tempo para mencionar todos os 106 nomes confirmados. Segundo ele, hoje o PSB conta com 12 chefes de executivo nos municípios paraibanos, mas os planos é elevar para 50 os eleitos em 2012.
.

Nas cidades onde não houver candidatos do PSB na chapa majoritária, Edvaldo Rosas revela que serão feitas composição e alianças com outras agremiações partidárias. “O patamar de base para as alianças em 2012 serão os parâmetros de 2010 - quando formamos uma aliança com 14 partidos - e 2008, considerando as alianças locais”, salientou. Para o vereador Bira, as eleições em João Pessoa são a prioridade do Partido, visto que o município atua como um modelo para o Estado, além de ser uma referência nacional. “Iremos trabalhar para manter as alianças no município e agregar o máximo de partidos”, ressaltou.
.

FONTE: http://www.pbagora.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário