sexta-feira, 22 de maio de 2009

Socialismo, liberdade e fidelidade
.
Alba Brindeiro
Júlio César Oliveira
.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), originário da Esquerda Democrática, fundado em 1947 – por: Bruno Mendonça, Hermes Lima, João Mangabeira, entre outros – visava combater a violência, o autoritarismo, as ditaduras, a falta de democracia e de liberdade. Companheiros como Roberto Gusmão na UNE, Francisco Julião em Pernambuco e João Teixeira na Paraíba, inovaram na luta pela reforma agrária.
.
O PSB se orgulha de militantes como Barbosa Lima Sobrinho, Antônio Houaiss, Jamil Haddad e Miguel Arraes. O legado deixado por estes companheiros tem que ser preservado, porque os ideais socialistas ainda são preciosos atualmente. Ainda precisamos denunciar e combater a discriminação racial e de gênero; a violência contra mulheres, idosos e crianças; defender as nações indígenas, a natureza, o meio ambiente; garantir a cidadania, os direitos individuais e a vida.
.
Precisamos manter acesa a chama do Socialismo, da igualdade, da democracia e da liberdade. Muitos que nos antecederam deram suas vidas pelo ideal socialista. Não podemos esquecer disso nunca! Precisamos mostrar para todos(as) que o PSB é diferente dos outros partidos, assim como garantir que o PSB respeite seus companheiros(as), respeite os cidadãos e cidadãs.
.
O PSB não faz negociatas escusas, não compra votos, não vende mandatos, não aluga sua legenda. Precisamos na luta diária mostrar e demonstrar que não aceitamos conchavos, não fazemos barganhas, não buscamos o poder para simplesmente ter poder. Precisamos ter filiados(as) que sejam, antes de tudo, defensores dos princípios da ética, moralidade, fidelidade, honestidade e valorização do ser humano. Pois só assim seremos um partido político respeitado.
.
O respeito da sociedade ao nosso partido depende exclusivamente de nós. Somos nós os responsáveis quando abonamos a ficha de filiação partidária de um novo filiado(a). É o momento sublime na construção de um partido sério, democrático e principalmente ético.
.
Ser socialista é pensar de forma coletiva, no bem comum, jamais no individual. Ser socialista é compartilhar, dividir, igualar. Ser socialista é lutar sempre, para dividir por todos os privilégios de poucos.
.

Um comentário:

  1. Só estes dois mesmos para falar tão bem do que é tão nosso. Não o socialismo, esse não nos pertence, e sim ao todo -, mas de práticas, sonhos, conquistas, história e, acima de tudo, luta.

    Parabéns ao casal mais revolucionário desse nosso partido tão nosso...

    ResponderExcluir