sábado, 11 de julho de 2009

Fórum Social da Juventude 2009
.
O Fórum Social da Juventude (FSJ) é um evento preparatório para o Fórum Social Mundial, cuja realização está prevista para o ano que vem, na cidade de Porto Alegre. O encontro da juventude acontecerá entre os dias 12 e 14 de julho de 2009 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e deve reunir mais de 500 pessoas de diversos paises. Sua programação inclui palestras, debates e oficinas, de acordo com os seguintes eixos temáticos: cultura, educação e meio ambiente. Além disso, haverá espaço para participação de artistas (músicos, poetas, atores, etc.). Cada um vai expressar sua visão de mundo através da arte no “Espaço Alternativo”, proporcionando ao Fórum um cardápio cultural com shows, teatro e circo da mais alta qualidade!
.
O FSJ tem como objetivo mobilizar os estudantes, jovens, movimentos sociais, culturais, acadêmicos, sindicais e ONGs do Brasil, países do Mercosul e outras regiões do planeta; integrar os participantes e permitir que possam voltar a sonhar e construir “Um Outro Mundo Possível”. Para isso, o evento pretende resgatar as reflexões, organização, experiências, formas de debate e ações de transformação social e cultural compartilhadas no Acampamento da Juventude durante o Fórum Social Mundial. Ou seja, a intenção é construir e refletir sobre políticas públicas de inclusão das juventudes; trocar experiências e projetos nas áreas de educação, cidadania, cultura e meio ambiente; estabelecer novas práticas entre a juventude e a sociedade; além de subsidiar o debate sobre a necessidade de ações conjuntas para enfrentar toda e qualquer forma de discriminação ou exploração social no Planeta.
.
Os principais eixos temáticos propostos para o Fórum Social da Juventude são: (1) Educação e Cidadania: por uma educação democrática e que possa incluir os jovens e a sociedade; por uma educação cidadã e de integração cultural, social e comunitária; (2) Integração Cultural Planetária e Diversidades: por um fomento cultural de integração da juventude e sociedade no Planeta; pela construção de políticas públicas de valorização e afirmação das diversidades culturais do Brasil, Mercosul e outras regiões no mundo; (3) Meio ambiente e Mobilidade Social: pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da natureza e da humanidade; pela manutenção da biodiversidade, vida no Planeta e mobilidade das pessoas nas cidades.
.
Seis painéis estão previstos para o Fórum Social da Juventude 2009. Eles acontecerão entre 12 e 14 de julho nos espaços e auditórios do CPERS Sindicato (apoiador do evento), que se localiza no centro de Porto Alegre-RS. Os diversos painelistas convidados pelo comitê organizador do FSJ representam um verdadeiro mosaico de pensamentos e opiniões. Fazem parte dele representantes do Brasil, Bolívia, Peru, EUA, Colômbia, Uruguai, entre outros países. Nesta 3ª edição, o Fórum firmou parceria com o evento "Mutirão da Comunicação: América Latina e Caribe".
.
Várias ONGs que tratam do tema juventude, nos países do Mercosul, estão vindo participar e enriquecer os debates com suas experiências na construção de ações de inclusão nos seus respectivos países. Já estão confirmadas ONGs de juventudes, grupos de estudantes e jovens, bem como secretários de Juventude do Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Uruguai. Do Brasil vão participar diversas ONGs, entidades juvenis e secretários municipais de Juventude; vindos do Nordeste, Norte, Sul e Sudeste do País.
.
O exercício de reflexão que a participação no FSJ 2009 proporciona tem um valor inestimável, pois pode constituir o começo de uma grande mudança. Fala-se tanto atualmente na necessidade de mudar nossos hábitos em prol da preservação do planeta e da vida, e muitos se sensibilizam com estes apelos. Mas parece faltar algo que seja um “marco”, para que a mudança aconteça de fato. Talvez estejamos diante dele, e é nisso que acreditamos: dialogar com pessoas de todos os cantos do mundo pode nos ajudar a situar nossa própria posição de modo mais razoável. Afinal, meus hábitos estão em sintonia com o que se passa no planeta ou apenas respondem minhas necessidades?
.
O Fórum Social da Juventude é construído pela sociedade civil, movimentos juvenis e entidades de juventudes do Brasil e exterior, com apoio de organizações do Planeta que desejam construir e realizar "Um Outro Mundo Possível"! Como resultado do evento, os participantes construirão a "Carta do Rio Grande do Sul". O documento será encaminhado ao Parlamento do Mercosul, sugerindo ações e novas políticas públicas de inclusão social e comunitária de jovens, estudantes e movimentos de juventude.
.
Comitê Geral de Organização do FSJ 2009
Fone: (51) 3352-7618 (das 13h às 18h, segunda a sexta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário