quinta-feira, 29 de abril de 2010

1º Festival das Juventudes em Fortaleza
.

A cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, se prepara para receber, entre os dias 03 e 06 de junho, cerca de 3 mil jovens vindos de diversas cidades do Brasil e de países da América Latina, para participarem do “1º Festival das Juventudes em Fortaleza - América Latina e suas lutas juvenis”. Os interessados já podem se inscrever pelo site oficial do evento: http://www.fortaleza.ce.gov.br/festivaldasjuventudes para participações individuais e para realização de atividades.
.

O objetivo do Festival é promover a troca de experiências e reflexões entre os jovens, contribuindo com a integração dos povos e fortalecendo as políticas públicas e iniciativas protagonizadas e direcionadas a juventude da América Latina. A proposta é criar um espaço aberto, a exemplo do Forum Social Mundial (FSM), visando construir uma plataforma de lutas das juventudes e fortalecer uma relação entre diversos movimentos de juventude do Brasil e da America Latina, explicou Afonso Tiago Nunes, Secretário Municipal de Juventude. A ideia é promover a reflexão coletiva para a construção plural das juventudes latino-americanas, em busca de seus direitos e convívio solidário e pacífico.
.

Os temas principais abordados no encontro serão: políticas públicas de juventude na América Latina, lutas e organizações juvenis e a conjunta política na América Latina. A programação conta com a realização de palestras, oficinas autogestionadas, seminários, feiras de economia sócio-solidária, encontros de movimentos e organizações, apresentações culturais e artísticas e shows de bandas locais e nacionais. Todos os eventos são gratuitos.
.

Segundo Afonso Nunes, embora estejam programadas muitas atividades culturais, o Encontro apresenta forte caráter político e social, já que a vivência destes jovens de diferentes regiões, através da troca de experiências, reforça a discussão de assuntos relevantes para a juventude. "Queremos que a juventude de Fortaleza construa um processo de aliança com a juventude de todo o país, com o espírito latino americano, para pensar numa transformação social e na construção de um mundo novo, a partir da troca de experiências coletivas", ressaltou.
.

Durante o Festival, serão realizadas três grandes conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”
.

“Ainda não foi estabelecida nenhuma taxa de inscrição. Os jovens devem custear suas despesas pessoais com transporte e alimentação, e trazer suas barracas se forem acampar", explicou Afonso Nunes. Ele disse ainda que toda a infra-estrutura do evento será garantida através das parcerias com o Governo Federal e outras entidades. "A alimentação também deve ser mais barata", informou.
.

Metade dos participantes esperados para o evento deve ser da própria capital cearense; a outra metade deverá vir de várias cidades, estados e países, estimou o secretário. É esperada a participação para o Festival das Juventudes de representantes de países como: Argentina, Bolívia, Cuba, Equador, Paraguai e Venezuela. Mais informações: (85) 3255-8343 / (85) 9928-7743 / (FAX) (85) 3255-8346 / festivaldasjuventudes@gmail.com
.

FONTES:
http://juventudeempauta.blogspot.com
http://festivaldasjuventudes.blogspot.com
.

Votos aos 16: uma conquista do povo brasileiro
.

Felipe da Silva Freitas (*)
.

Uma conquista da juventude brasileira o voto facultado aos jovens entre 16 e 17 anos é, ainda hoje, objeto de debates e polêmicas no conjunto da população. Apesar do aumento significativo do número de alistados dentro desta faixa etária são muitos os que se manifestam contra essa conquista e afirmam: “Ah, já que não pode ser preso porque o menor de 18 pode votar?”, “Ora, se não pode ser responsabilizado por seus atos, porque o jovem pode escolher os governantes do país?”
.

Tais expressões, fruto de uma visão ainda preconceituosa e estigmatizada da juventude, nega o jovem como sujeito social com possibilidade de intervenção crítica e responsabilidade social e nega a juventude como tempo de participação social e de emancipação pessoal e coletiva. Em outras palavras, as posições contrárias ao voto aos 16 anos desconhecem a possibilidade de jovens que percebem a importância da política, acreditam na democracia e apostam que é possível mudar o mundo. Deste modo, destacamos aqui três aspectos, dentre vários outros possíveis, para a defesa e mobilização em torno do voto aos 16 anos defendendo-o enquanto estratégia importante para a elevação do nível de tematização social da juventude e para o fomento a inclusão das demandas juvenis no debate eleitoral.
.

Um primeiro aspecto diz respeito a ruptura com o paradigma na apatia juvenil e consiste em, por meio de uma participação ativa dos jovens dentre 16 e 17 anos no processo eleitoral, demonstrar que não é verdadeira a tese de que toda a juventude, ou melhor, todas as juventudes são desmobilizadas e apáticas politicamente.
.

Uma segunda dimensão refere-se ao incentivo à organização juvenil. Com a provocação à participação eleitoral dos jovens é possível incentivar a criação de grupos em interesse relacionados a essa questão como, por exemplo, a ação das redes, juventudes partidárias e entidades de apoio que se mobilizam pela defesa do voto adolescente como importante meio de interferência na discussão política do País.
.

Tais modalidades de mobilização social podem desempenhar um papel importante no que tange a associação política de jovens, sobretudo se tais campanhas relacionam-se com a promoção do voto crítico, do acompanhamento parlamentar, do engajamento social e do controle dos candidatos após o processo eleitoral monitorando e fiscalizando suas ações.
.

Por fim, o voto aos 16 anos pode significar ainda a inclusão do olhar dos jovens sobre as políticas que lhe dizem respeito e, portanto, a qualificação do debate sobre as políticas públicas de juventude dentro do processo eleitoral, suplantando o velho modelo da tematização dos jovens como objeto das políticas para a concepção do jovem como sujeito capaz de mediar, negociar, se contrapor e influir na constituição do debate sobre juventude a ser travado dentro da perspectiva eleitoral.
.

Assim, está colocado para os(as) ativistas pelo direitos da juventude um bom debate no que se refere ao voto aos 16 anos no sentido de que além de fomentar o alistamento eleitoral, com o objeto de assegurar a garantia desse direito juvenil, é importante ainda debater o voto dos jovens–adolescentes como possibilidade de mudança e de transição geracional, desencadeando processos de mobilização política, controle social e conscientização cidadã. Certos(as) de que a eleição não será capaz de, sozinha, mudar os rumos do nosso país e da sua juventude, mas, cientes de que, sem dúvida, ela representa um privilegiado momento para o debate por mais direitos e mais participação social.
.

(*) Presidente do Conselho Estadual de Juventude da Bahia.
.

FONTE: http://jsbgaucha.blogspot.com
.

Nota Oficial do PSB sobre a sucessão presidencial
.

Aos militantes socialistas, aos partidos fraternos e à sociedade brasileira... A Comissão Executiva Nacional (CEN) do Partido Socialista Brasileiro (PSB) reuniu-se nesta data em sua sede, em Brasília (DF), para avaliar o quadro político-eleitoral do País e deliberar, depois de ouvidos os Diretórios Estaduais, sobre o papel a ser desempenhado pelo PSB na sucessão presidencial. Decidiu a CEN, por maioria de votos, não apresentar candidatura própria à Presidência da República.
.

A Comissão Executiva Nacional avalia como correta e consequente a participação do PSB no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É dever das forças populares contribuir para a continuidade desse projeto, a partir do qual o Brasil retomou o caminho do desenvolvimento soberano, com maior repartição de renda e menor exclusão social.
.

As eleições de outubro não estão definidas. A aliança da oposição representa um desafio real aos socialistas e outras forças populares. O PSB está pronto para ampliar sua presença nos governos estaduais e no Senado, e duplicar sua representação na Câmara dos Deputados, reafirmando-se como um partido capaz de liderar, ao lado de outros, o avanço das mudanças há tanto tempo exigido pelo povo brasileiro. Sob tal perspectiva, para o PSB a disputa das eleições de outubro, em todos os seus níveis, é um projeto estratégico, condicionado, obrigatoriamente, pelos balizamentos da conjuntura.
.

Ao patrocinar a pré-candidatura presidencial do deputado federal Ciro Gomes, enxergou o PSB, associadamente a esse projeto estratégico, a possibilidade de contribuir para o aprofundamento das mudanças iniciadas pelo governo do presidente Lula.
.

De nenhuma forma foram em vão os esforços do PSB e do deputado federal Ciro Gomes nestes movimentos iniciais da campanha presidencial. Administrador vitorioso em diversos níveis de governo, homem de ideias e de atos em favor do País, Ciro Gomes engrandeceu o debate republicano. Com ele, expusemos nossas propostas aos brasileiros, mobilizamos a nossa militância e abrimos novas e concretas vias de crescimento partidário. O PSB permanece firme e ativo no processo sucessório. Nele, queremos somar, unir e avançar, em favor da construção de uma Nação à altura das mais legítimas esperanças socialistas.
.

Brasília (DF), 27 de abril de 2010.
.

Comissão Executiva Nacional (CEN)
Partido Socialista Brasileiro (PSB)
.

FONTE: http://www.psbnacional.org.br
.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

II Encontro das Oposições: forte apoio a Ricardo
.

Lideranças políticas de toda a Paraíba, integrantes de movimentos sociais e a população de Campina Grande e de municípios do compartimento de Borborema ignoraram a chuva que atingiu fortemente a região e lotaram o Parque de Exposições Ivandro Cunha Lima, na tarde do último sábado (17/04), no II Encontro das Oposições. Cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes ao local, de acordo com a estimativa da organização do evento.
.

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, chegou ao evento acompanhado do pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima; do senador Efraim Morais; ex-senador Ney Suassuna; além de vários deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Ao todo, o encontro contou com a participação de 11 partidos políticos, 68 prefeitos e 455 vereadores.
.
Ricardo expressou a sua alegria em reunir tantas pessoas com um objetivo comum, que é elaborar um projeto de desenvolvimento para a Paraíba. "Este encontro é uma resposta de que a Paraíba quer avançar e quer que o desenvolvimento chegue a todos os 223 municípios deste Estado. Pessoas vieram de longe para compartilhar conosco desse momento e essa é a maior prova que a mudança é desejada e necessária", afirmou.
.

FONTE: http://psbpb.blogspot.com
.
Diretórios do PSB defendem candidatura de Ciro
.

Expectativa de crescimento do partido. Este é o argumento-chave apresentado pelos defensores no PSB da candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. Além disso, pelo menos 14 Diretórios Estaduais do partido são favoráveis à candidatura própria, de olho nas eleições locais. É o caso do Amazonas e da Paraíba. Nesses dois Estados, as alianças regionais dificultam as condições para que os candidatos do PSB subam no palanque da pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. Daí, a pressão para que Ciro se lance na corrida presidencial.
.

A avaliação é de que o PSB conquistará, pelo menos, 10% dos votos do eleitorado brasileiro se disputar a Presidência da República. "Para nós, 10% dos votos do eleitorado significa elegermos mais de 50 deputados federais", argumenta o presidente do PSB de São Paulo, deputado Marcio França, um dos principais entusiastas da candidatura presidencial de Ciro dentro do partido.
.

Já os críticos da candidatura Ciro alegam que deputado não conta com apoio financeiro nem estrutura de grupos organizados à sua volta. "Tivemos essa experiência de crescimento da bancada do PSB em 2002. Foi uma experiência muito boa, uma oportunidade para firmar a identidade do partido", observa o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral. "Mas temos de ter uma candidatura para disputar e para isso não basta a decisão burocrática de lançar um candidato."
.

Amaral foi um dos mais ferrenhos defensores da candidatura de Ciro à Presidência, mas mudou de lado diante da falta de estrutura e hoje é contra a entrada do PSB na corrida presidencial. Ele resume assim sua posição: "Time que não joga não tem torcida. Mas time que perde de goleada também fica sem torcida."
.

FONTE: Lista JSB Unificada.
.

Juventude Socialista Brasileira
.

Wellington Silveira (*)
.

O processo de consolidação de uma democracia demanda tempo e condições. democracia brasileira, ainda recente, prescinde de uma participação mais ativa e presente de segmentos significativos da sociedade brasileira, entre estes o de sua juventude. Uma das primeiras preocupações do regime ditatorial que fez o Brasil parar na história foi impedir que a juventude brasileira participasse do debate político. Excluíram-na pela violência, pelo arbítrio e pela intimidação. Por que motivo isso aconteceu?
.

Porque o jovem sonha e quando sonha descobre horizontes capazes de libertá-lo e fazê-lo diferente em um contexto político estático e anacrônico. Naqueles anos, já longínquos, a mocidade brasileira tomara consciência de que não era mera coadjuvante da história brasileira que se escrevia. Pelo contrário, conscientiza-se de que era um agente ativo das transformações que a sociedade exigia. Mas impediram-na de cumprir seu papel histórico.
.

Hoje, quando a democracia brasileira - reconquistada pelo esforço de muitos - é uma realidade, mas ainda tênue e relativada, condicionada a uma serie de fatores circunstanciais e históricos que a impedem de ser plena e autentica, vê-se os movimentos juvenis, mais uma vez, no seu papel histórico vanguardista, estabelecendo como sua prioridade o chamamento à lide política da mocidade brasileira.
.

Esta é a missão a que se propõe a Juventude Socialista Brasileira (JSB): resgatar para a vida política a mocidade brasileira e fazê-la integrar-se nessa luta de todos nós, na edificação de uma sociedade socialista, justa e igual para todos(as). Através da JSB estamos conclamando a juventude a ocupar o papel que lhe pertence, qual seja o de formar os cidadãos do futuro, responsáveis que serão pela sociedade de hoje e de amanhã. Desejamos um Brasil que seguirá sem preconceitos, sem castas, sem privilégios, um futuro igual e humano, do qual todos nós teremos orgulho. Saudações socialistas!
.

(*) Secretário de Juventude PSB-MG.
.
FONTE: http://www.jsbmg.blogspot.com
.