quinta-feira, 22 de abril de 2010

Juventude Socialista Brasileira
.

Wellington Silveira (*)
.

O processo de consolidação de uma democracia demanda tempo e condições. democracia brasileira, ainda recente, prescinde de uma participação mais ativa e presente de segmentos significativos da sociedade brasileira, entre estes o de sua juventude. Uma das primeiras preocupações do regime ditatorial que fez o Brasil parar na história foi impedir que a juventude brasileira participasse do debate político. Excluíram-na pela violência, pelo arbítrio e pela intimidação. Por que motivo isso aconteceu?
.

Porque o jovem sonha e quando sonha descobre horizontes capazes de libertá-lo e fazê-lo diferente em um contexto político estático e anacrônico. Naqueles anos, já longínquos, a mocidade brasileira tomara consciência de que não era mera coadjuvante da história brasileira que se escrevia. Pelo contrário, conscientiza-se de que era um agente ativo das transformações que a sociedade exigia. Mas impediram-na de cumprir seu papel histórico.
.

Hoje, quando a democracia brasileira - reconquistada pelo esforço de muitos - é uma realidade, mas ainda tênue e relativada, condicionada a uma serie de fatores circunstanciais e históricos que a impedem de ser plena e autentica, vê-se os movimentos juvenis, mais uma vez, no seu papel histórico vanguardista, estabelecendo como sua prioridade o chamamento à lide política da mocidade brasileira.
.

Esta é a missão a que se propõe a Juventude Socialista Brasileira (JSB): resgatar para a vida política a mocidade brasileira e fazê-la integrar-se nessa luta de todos nós, na edificação de uma sociedade socialista, justa e igual para todos(as). Através da JSB estamos conclamando a juventude a ocupar o papel que lhe pertence, qual seja o de formar os cidadãos do futuro, responsáveis que serão pela sociedade de hoje e de amanhã. Desejamos um Brasil que seguirá sem preconceitos, sem castas, sem privilégios, um futuro igual e humano, do qual todos nós teremos orgulho. Saudações socialistas!
.

(*) Secretário de Juventude PSB-MG.
.
FONTE: http://www.jsbmg.blogspot.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário