terça-feira, 8 de junho de 2010

Pré-Conferência de Juventude das Américas
.

Entre os dias 24 e 26/05 deste ano, a cidade de Salvador (BA) sediou a Pré-Conferência de Juventude das Américas, reunindo representantes governamentais e da sociedade civil do Brasil e de outros 27 países. O evento, realizado por meio de um acordo de cooperação entre a UNESCO e a Secretaria Nacional de Juventude, antecede a Conferência Mundial de Juventude que ocorrerá no México, de 31 de julho a 13 de agosto.
.

A Conferência Mundial do México faz parte das comemorações da Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu 2010 como o Ano Internacional da Juventude. O objetivo da entidade é estimular jovens de todo o mundo a se engajarem na conquista dos “Objetivos do Milênio”, que buscam reduzir uma série de males sociais até 2015. Entre eles, temos: o combate à fome, à mortalidade materna e infantil, à extrema pobreza e à falta de acesso à Educação.
.

O evento em Salvador ficou sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o governo da Bahia e com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de várias agências como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), entre outras. Contou também com o apoio de outros organismos internacionais, como a Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ).
.

A Pré-Conferência foi organizada pelo Brasil a pedido do governo mexicano, em reconhecimento ao esforço que nosso país vem realizando nos últimos anos para consolidar uma política de juventude capaz de assegurar plenamente os direitos dos jovens. Dessa maneira, eles podem exercer, na prática, o papel de protagonistas nos projetos prioritários da nação brasileira.
.

Ao falar da importância da participação juvenil no desenvolvimento da região, o Secretário Nacional da Juventude do Brasil, Beto Cury, afirmou que “nossos países estão mudando, somos hoje democracias e os jovens são os protagonistas da construção de novos modelos de sociedade”. Por sua vez, a Diretora Regional do Instituto Mexicano da Juventude, Priscila Vera, destacou a importância da experiência do Brasil para os países da região e demandou mais esforços dos governos na criação de políticas voltadas para os jovens.
.

Durante os três dias do evento, estiveram presentes mais de 200 participantes de 27 países. Entre eles, representantes de governo, parlamento e ONGs do Brasil, Argentina, Barbados, Belize, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago e Uruguai.
.

A Pré-Conferência discutiu os avanços das políticas juvenis no continente americano e construiu uma pauta conjunta, a ser apresentada durante o Encontro Mundial. Com esse objetivo, os participantes redigiram a “Carta de Salvador”, documento de referência para os debates que serão feitos no México e servirão de parâmetro para a construção de políticas que coloquem o jovem como protagonista do desenvolvimento da América.
.

FONTES:
http://www.unfpa.org.br
http://www.unesco.org/pt/brasilia
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário