7ª Bienal de arte e cultura da UNE
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A "7ª Bienal de arte e cultura da UNE", maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina, dará início no próximo mês de janeiro, a uma série de grandes eventos sediados pela capital carioca. Os seis dias de Bienal (18 a 23 de janeiro de 2011) terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da "Cidade Maravilhosa". Desse modo, a Bienal promete o diálogo entre cultura, ciência, esporte e outras manifestações da juventude.
A "7ª Bienal de arte e cultura da UNE", maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina, dará início no próximo mês de janeiro, a uma série de grandes eventos sediados pela capital carioca. Os seis dias de Bienal (18 a 23 de janeiro de 2011) terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da "Cidade Maravilhosa". Desse modo, a Bienal promete o diálogo entre cultura, ciência, esporte e outras manifestações da juventude.
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O evento tem o objetivo de reunir as diversas juventudes do Brasil e do continente em uma grande mostra transversal de diversas áreas, consolidando-se hoje como o principal instrumento para o mapeamento e difusão da produção desenvolvida por jovens de todo o país. Além disso, a Bienal sempre apresenta um qualificado rol de convidados especiais entre pensadores, artistas, ativistas e outras figuras públicas em uma programação de debates, grandes shows, exposições e atos públicos.
O evento tem o objetivo de reunir as diversas juventudes do Brasil e do continente em uma grande mostra transversal de diversas áreas, consolidando-se hoje como o principal instrumento para o mapeamento e difusão da produção desenvolvida por jovens de todo o país. Além disso, a Bienal sempre apresenta um qualificado rol de convidados especiais entre pensadores, artistas, ativistas e outras figuras públicas em uma programação de debates, grandes shows, exposições e atos públicos.
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"Brasil no estandarte, o samba é meu combate"
"Brasil no estandarte, o samba é meu combate"
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Em suas edições anteriores, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do Brasil. O samba aparece agora, naturalmente, em meio a tal caminho, sintetizando um pouco de todas essas referências em uma manifestação que se tornou, praticamente, sinônima do nome da nação em sua dimensão complexa, festiva, crítica, criativa e redentora. O tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate” abandona, corajosamente, o medo de que o Brasil termine em um imenso carnaval, sem prazo para a última batida. Já participaram da Bienal personagens como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Ziraldo, Jorge Mautner, Racionais MCs, Serginho Groisman, Abdias do Nascimento, Aleida Guevara, Chico César, Nação Zumbi, Jards Macalé, Alceu Valença, Marcelo D2, Orlando Silva Júnior, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Lenine, O Rappa, Tom Zé, Mr. Catra e Naná Vasconcelos.
Em suas edições anteriores, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do Brasil. O samba aparece agora, naturalmente, em meio a tal caminho, sintetizando um pouco de todas essas referências em uma manifestação que se tornou, praticamente, sinônima do nome da nação em sua dimensão complexa, festiva, crítica, criativa e redentora. O tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate” abandona, corajosamente, o medo de que o Brasil termine em um imenso carnaval, sem prazo para a última batida. Já participaram da Bienal personagens como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Ziraldo, Jorge Mautner, Racionais MCs, Serginho Groisman, Abdias do Nascimento, Aleida Guevara, Chico César, Nação Zumbi, Jards Macalé, Alceu Valença, Marcelo D2, Orlando Silva Júnior, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Lenine, O Rappa, Tom Zé, Mr. Catra e Naná Vasconcelos.
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A reforma pode ser acompanhada através de um site (www.arcosdagente.com.br) que divulga, entre outras informações, o andamento das obras através de diversas redes sociais, como blogs, Twitter, Facebook e MySpace. A ideia de apostar nas redes sociais é bem interessante: vem do desejo de atingir, principalmente, o público jovem que frequenta muito a noite da Lapa, mas pouco sabe sobre a história dos Arcos, que originalmente faziam parte do sistema de distribuição de água da cidade. O Aqueduto da Carioca foi construído em 1723 e é um dos mais importantes dos 200 monumentos tombados e protegidos pelo Iphan.
A reforma pode ser acompanhada através de um site (www.arcosdagente.com.br) que divulga, entre outras informações, o andamento das obras através de diversas redes sociais, como blogs, Twitter, Facebook e MySpace. A ideia de apostar nas redes sociais é bem interessante: vem do desejo de atingir, principalmente, o público jovem que frequenta muito a noite da Lapa, mas pouco sabe sobre a história dos Arcos, que originalmente faziam parte do sistema de distribuição de água da cidade. O Aqueduto da Carioca foi construído em 1723 e é um dos mais importantes dos 200 monumentos tombados e protegidos pelo Iphan.
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FONTES: http://www.une.org.br
FONTES: http://www.une.org.br
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