terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Os socialistas e seu papel pós-eleição 2010
.
Márcia Rebeca (*)
.
Nós socialistas acreditamos que a transformação do Brasil só acontecerá a partir da ampliação dos direitos sociais, da superação das injustiças. Com maior participação do povo na construção dessas conquistas e amplo espaço para o diálogo como único meio eficaz para a realização desses desejos. E já podemos perceber que essa fórmula pode ser colocada em prática observando a transformação com os oito anos de governo do Presidente Lula, período em que as desigualdades que ainda assolam o povo brasileiro, diminuíram de forma vertiginosa. Fruto do início da abertura do debate do Governo Federal com a sociedade.
.
Os efeitos não serão sentidos em pouco tempo, mas as marcas que construímos neste período vão ficar para história, pois não aconteceram em qualquer governo, mas sim, no de um metalúrgico, semi-alfabetizado que entrou no Palácio do Planalto nos braços dos seus semelhantes. O povo! E veremos ainda mais agora com a eleição de Dilma, a primeira mulher a chegar a Presidência da República, período que será marcado pela consolidação dos avanços e o empenho que garantirá a erradicação da pobreza em nosso país. É o Brasil ficando com cara de Brasil, com a cara do índio, do negro, da mulher, do jovem, do idoso.
.
A população, a partir do momento que enxerga seu papel de agente social, de contribuição para o desenvolvimento do país, passa a ter papel fundamental na formulação e fiscalização de políticas públicas. E este é o grandioso papel que nós socialistas temos que estimular ainda mais. Trabalhando para que a população em geral alcance esta visão participativa, de modo que as ações coletivas sejam decisivas para a garantia de condições dignas de vida para toda a sociedade e em especial para os jovens, segmento da sociedade que precisa de condições prioritárias, pois se encontra numa transição de fases. Essa não é uma tarefa fácil.
.
Parte da população brasileira ainda esta acostumada com uma das práticas mais terríveis no meio político, que é a corrupção de eleitores. Preferem receber um benefício pessoal a analisar, refletir e compreender o quanto pode interferir na sua vida uma escolha acertada na eleição. E coloca em risco a garantia de um futuro voltado ao desenvolvimento humano e social em troca de um botijão de gás que não estará cheio no próximo mês por culpa dos mesmos corruptos que por hora compram-lhe o voto.
.
Por isso nós, socialistas, devemos nos empenhar para construir uma atuação e intervenção direta na sociedade de modo que esta realidade seja alterada num futuro próximo. É organizando pequenos debates, na militância diária e incansável que conseguiremos transformar a sociedade. Nossa capacidade de mobilização está em franco fortalecimento, somos o partido que melhor se saiu das urnas e isso é reflexo da credibilidade adquirida e do bom trabalho desempenhado por nossos representantes, mas, acima de tudo do bom trabalho executado por nós no dia-a-dia de construção. Nosso crescimento nas urnas é reflexo do nosso crescimento nas instâncias de participação como o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, além de diversas outras frentes do movimento popular. Ainda temos muito por fazer!
.
É nossa ação nesses instrumentos de participação popular, nas conquistas garantidas, como a aprovação da PEC da Juventude, bandeira empunhada pela JSB na "1ª Conferência Nacional de Juventude", que contribuem para o nosso crescimento. Esse é o nosso jeito de fazer política, chamando todas e todos para o debate, devendo esta ser a nossa principal marca onde somos governo. O debate não pode deixar de existir para que possamos, constantemente, elaborar nosso programa mínimo de governo, um governo participativo. Somos grandes e todos precisam olhar para os nossos feitos e dizer: "foi o PSB que fez!"
.
A identidade, a força e a mobilização que temos no movimento social precisam ser mantidas para que possamos ganhar mais corações e mentes, levantando nossas bandeiras de luta, reivindicando diretos, sobretudo daqueles que são minoria dentro da sociedade. Se for preciso radicalizar nas ações, que radicalizemos. O importante é garantir a conscientização popular para ocupação dos mais diversos espaços de debates e que desde já possamos combater os maus políticos e ajudar na construção de um Brasil melhor, onde todas e todos tenham igualdade de condições para a garantia de um futuro promissor para si e para suas famílias.
.
(*) Secretária de Juventude do PSB-AM.
.
FONTE: Lista JSB no Movimento Estudantil.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário