sábado, 15 de agosto de 2009

Miguel Arraes: um mito nordestino
.
Miguel Arraes de Alencar foi um dos maiores expoentes da esquerda brasileira. Nascido na cidade de Araripe-CE, fronteira com Pernambuco, estudou no Ginásio Diocesano do Crato, a 22 quilômetros de sua cidade natal, onde concluiu o curso secundário na turma de Humanidades (1932). No ano seguinte prestou vestibular, foi aprovado e cursou o 1º ano de Direito na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro. Mudou-se em seguida para o Recife para se submeter ao concurso de seleção de pessoal para o recém criado Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), e continuar os estudos. Formou-se em Direito e mais tarde seria deputado estadual, federal e governador de Pernambuco por três vezes.
.

S
ua carreira política começou em 1948, quando foi nomeado secretário da Fazenda de Pernambuco pelo então governador Barbosa Lima Sobrinho. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual suplente pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 1954 foi eleito para a Assembléia Legislativa de Pernambuco, tornou-se secretário da Fazenda no governo Cid Sampaio e em seguida foi eleito prefeito do Recife (1959). A partir de então, sua carreira política ganhou nova dimensão, levando-o a uma participação ativa e marcante em Pernambuco e no País.
.

No dia 7 de outubro de 1962, já um político muito popular em todo o Brasil, foi eleito governador de Pernambuco e deu ênfase a ações voltadas para os trabalhadores rurais. Mitificado em praticamente todo o interior do Estado, onde sempre foi considerado um defensor intransigente dos pobres, Arraes foi deposto no dia 1º de abril de 1964, após anunciar publicamente que não renunciaria ao cargo de governador. Preso, perdeu todos seus direitos políticos e foi levado para a ilha de Fernando de Noronha, onde permaneceu quase um ano, antes do exílio na Argélia (1965). Só conseguiu retornar para o Brasil 14 anos depois, quando entrou em vigor a Lei da Anistia.
.
No dia 15 de setembro de 1979, aconteceu o retorno triunfal de Miguel Arraes ao Brasil. Ao desembarcar em Recife, foi carregado por uma multidão pelas principais ruas da capital pernambucana. Em 1982, elegeu-se pelo PMDB pernambucano como o deputado federal mais votado do Norte e Nordeste e apoiou o ex-senador Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. Em 1986, pela segunda vez, Arraes venceu as eleições para o governo pernambucano, derrotando José Múcio Monteiro. Enquanto governador foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e como seu presidente nacional candidatou-se a deputado federal e foi o mais votado do Brasil, em 1990. Quatro anos depois tornou-se governador de Pernambuco pela terceira vez, ganhando a eleição de Gustavo Krause. Em 2002, Arraes disputou pela última vez um cargo público e se elegeu deputado federal por Pernambuco. Quando exercia este mandato começou a ter problemas de saúde.
.

O "Guerreiro do Povo", como era chamado por muitos, ficou internado durante 57 dias na UTI do Hospital Esperança, com problemas cardíacos e renais. Nesse período foi submetido a uma traqueostomia e duas cirurgias para conter hemorragias no duodeno e no pulmão esquerdo. Quando faleceu, no dia 13 de agosto de 2005, de infecção generalizada, Miguel Arraes era presidente nacional do PSB e deixou o Socialismo Brasileiro de luto. Seu velório, realizado no Palácio das Princesas, sede do governo de Pernambuco, reuniu políticos de todas as tendências. Entre eles, estava o presidente Lula.
.

Mensagens de despedida
.
» Ariano Suassuna - Escritor
“Eu tive a alegria de ouvir, um dia, o filho dele e meu amigo, Guel Arraes, dizer que eu representava no campo da cultura a mesma linha que o doutor Arraes no campo da política brasileira. Linha essa fundamentada no nacional e no popular."
.

» Eduardo Campos – Governador de Pernambuco
“Nós perdemos um amigo, um companheiro. Nós perdemos uma estaca segura num balizamento. A história dele é tão rica, tão fraterna e tão digna que ela vai ficar conosco. Porque pessoas como o doutor Arraes não morrem. Elas conseguem superar o seu tempo, como os poetas conseguem, mesmo depois que desaparecem, consolar, emocionar e entusiasmar com suas poesias."
.

» Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente da República
"A morte do deputado federal e ex-governador Miguel Arraes é uma enorme perda para o povo brasileiro. Arraes foi, sem dúvida, uma das maiores lideranças das lutas populares que marcaram a segunda metade do século XX no Brasil. Por isso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quer manifestar não só seu pesar pessoal pela perda de um amigo, mas também grande tristeza pela ausência de um companheiro que, com sua experiência, sabedoria e capacidade de resistência, fará muita falta no trabalho em favor da justiça social em nosso País."
.

FONTES: www.pe360graus.com.br
http://netsaber.com.br/biografias
http://educacao.uol.com.br/biografias
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário