quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

João Pessoa, jovem de 424 anos
.

A João Pessoa que completou 424 anos no último dia 5 de agosto é uma cidade que sabe guardar bem o seu passado. De tão bem preservar os traços da colonização, tem um dos mais importantes sítios históricos do País. Seu casario colonial, suas igrejas e vielas na parte central – a chamada Cidade Baixa – foram tombados pelo Iphan após análise que levou anos. Circular por esses lugares é fazer uma curiosa viagem ao passado da criação do Brasil.
.

Trata-se da terceira mais antiga do País, mas com diferencial importante em relação as demais cidades históricas: o equilíbrio entre a preservação dessa memória histórica e as ações modernizadoras. Ao mesmo tempo em que organiza o cotidiano da vida moderna – construindo avenidas para domar o trânsito, escolas para garantir acesso à educação e equipamentos de saúde para oferecer assistência ao cidadão – também se preocupa em manter o DNA de sua infância urbana representado pelo Centro Histórico quase intacto – e muito invejado País afora.
.

Nessa área, obras do gestor municipal garantirão em curto prazo a qualificação da moradia e da atividade comercial, de maneira que o patrimônio hoje tombado permaneça intocado, mas perfeitamente inserido no dia-a-dia da população, seja como produto turístico, como local de moradia ou de trabalho. Nos demais quadrantes, João Pessoa segue seu desenvolvimento. Nos últimos cinco anos, o planejamento de ações lhe deu a tranqüilidade de um crescimento ordenado. Programas e obras focam a necessidade de dotar os bairros de educação, saúde, oportunidade de emprego e acessibilidade.
.

Liderança na geração de emprego entre as capitais nordestinas, uma das melhores taxas de crescimento da atenção básica em saúde, bairros que aumentam o índice de qualidade de vida. Essa é a João Pessoa que se despede do ano 2009. Uma cidade que não esquece a idade, mas avança com a euforia da modernidade.
.

FONTE: João Pessoa Hoje, n° 48.
.

E com esta mensagem sobre nossa terra, a Juventude Socialista Brasileira em João Pessoa (JSB-JP) deseja a todos(as) um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, fazendo uma saudação especial aos jovens que desejam e batalham para construir uma sociedade mais justa, produtiva e digna, através das lutas diárias em nossa cidade, estado e no país inteiro. JSB presente, agora e sempre!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário