quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

JSB vence novamente! Vaga no Conjuve
.

Bertrand Sousa (*)
.

A Juventude Socialista Brasileira (JSB) conquistou mais uma vitória no campo político nacional. A partir de março de 2010 até o final de 2011 passa a ocupar uma das vagas no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). A eleição ocorreu no último dia 15 de dezembro, em Brasília-DF, com a disputa de 27 vagas para os Movimentos Juvenis e 13 para as Entidades de Apoio. Concorreram às cadeiras 126 entidades – fato que representou aumento de 25% no número de inscritos em relação à última eleição.
.

De acordo com a assessora da Comissão Eleitoral, Luciana Soares, o aumento na participação da sociedade civil no Conjuve é um dos indicadores da consolidação do Conselho na institucionalidade do País. “O Conjuve saiu fortalecido e com maior representatividade nacional e jovem após essa eleição, já que houve um aumento na participação de movimentos juvenis e limite etário para representantes desse segmento”, comemorou.
.

Para representar a JSB, assumirá o presidente nacional da organização, Joubert Fonseca. “É de grande importância para a Juventude Socialista Brasileira ocupar este espaço no Conjuve, pois nos consolidamos cada vez mais como força política que vem discutindo a juventude e suas políticas públicas. De modo eficaz, estamos demonstrando o quanto nos fortalecemos perante a sociedade brasileira”, afirmou Joubert.
.

O presidente do Conjuve, David Barros, fez um balanço positivo sobre a atuação do órgão nesta última gestão. “O Conselho se fortalece ano a ano como uma entidade de controle público e de construção de uma agenda voltada para a defesa dos jovens”, disse. Barros defendeu como prioridade para os próximos anos a transformação das políticas de juventude em políticas de Estado. “É a única forma de garantirmos que as conquistas sejam mantidas e que não aconteça um retrocesso, sobretudo se houver uma mudança nos rumos governamentais a partir de 2010”, afirmou.
.

Segundo David, para a próxima gestão os principais desafios são: criar uma rede nacional de conselhos de juventude, lutar por uma melhoria na capacitação dos profissionais que trabalham com os jovens e reforçar o Conjuve como entidade responsável pelo monitoramento das ações governamentais voltadas para os jovens.
.

O Conjuve é composto de 20 cadeiras do poder público e 40 da sociedade civil que, a partir de 2007, passou a ser eleita em assembléia. Puderam se candidatar como representantes da sociedade civil as categorias: Movimentos, Associações ou Organizações da Juventude de atuação Nacional (22 cadeiras), Movimentos, Associações ou Organizações da Juventude de atuação Local (uma cadeira), Fóruns e Redes da Juventude (quatro cadeiras) e Entidades de Apóio às Políticas Públicas de Juventude (13 cadeiras).
.

(*) Com informações do Portal da Juventude.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário