sábado, 5 de dezembro de 2009

JSB no Conselho Estadual de Juventude
.

Bertrand Sousa (*)
.

A Juventude Socialista Brasileira na Paraíba (JSB-PB) conquistou importante espaço político no último sábado (28/11) junto ao Conselho Estadual de Juventude da Paraíba. Durante a “Plenária para Recomposição do CEJUP”, realizada no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), quatro integrantes da JSB foram eleitos para suprir vagas de segmentos com vacância.
.

O Movimento Estudantil passa a ter entre seus conselheiros os socialistas Railan Teixeira, Gregory Gentle e Cleiton Roberto (suplente); e no Segmento Religioso estamos com Josy Alves (suplente). Os novos integrantes do Conselho tomarão posse na próxima reunião de trabalho, marcada para o dia 11/12 do corrente ano, na sede da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) – localizada na Av. Epitácio Pessoa, n° 1.457, 3º andar, Bairro dos Estados, em João Pessoa.
.

A Plenária foi composta pela palestra “CEJUP: criação, funcionamento e aspectos legais”. Em seguida houve um momento de tensão durante a apresentação e “aprovação” do regulamento, pois duas vagas em vacância no Conselho foram questionadas pelos participantes. Após o almoço e alguns diálogos o evento prosseguiu tranquilamente na parte da tarde, com a exposição ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), David Barros. Após um breve dabate, ocorreu a eleição dos novos conselheiros e alguns suplentes, encerrando com a apresentação dos relatórios de cada segmento e seus representantes.
.

Sobre o CEJUP
.

O Conselho Estadual de Juventude da Paraíba (CEJUP), criado pela Lei n° 7.801, de 13 de setembro de 2005, é um órgão colegiado, vinculado à Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, com atribuição consultiva, de forma a assegurar os direitos dos jovens, bem como promover seu desenvolvimento intelectual e social.
.

Entre as principais atribuições do Conselho, temos: formular políticas de apoio à juventude e encaminhá-las ao Poder Executivo Estadual; propor, em parceria com entidades públicas e privadas, diretrizes e ações destinadas aos jovens; apoiar as ações da sociedade civil em defesa dos direitos dos jovens; promover pesquisas, estudos e articular debates, para identificar os principais problemas enfrentados pela juventude; promover campanhas educativas, para atender às demandas da juventude, no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida dos jovens; fiscalizar o cumprimento da legislação específica que trata dos direitos dos jovens; fortalecer as iniciativas que visam à criação dos Conselhos Municipais de Juventude.
.

(*) Jornalista e Secretário de Comunicação da JSB-JP.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário