terça-feira, 25 de maio de 2010

JSB-PB no "I Encontro das Juventudes"
.

Bertrand Sousa (*)
.

A noite desta segunda-feira (24/05) foi marcada pelo entusiasmo, força e energia contagiante de mais de 500 jovens que compareceram a sede da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB) para o “I Encontro das Juventudes de Oposição”. O evento teve a participação do presidente estadual e pré-candidato do PSB ao Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho; do ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Cássio Cunha Lima; do deputado federal Efraim Filho; além de outros pré-candidatos, vereadores e lideranças juvenis de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo.
.
A Juventude Socialista Brasileira na Paraíba (JSB-PB), mais uma vez teve atuação destacada, mobilizando a maioria dos participantes deste Encontro e trazendo pautas importantes para o debate sobre Segurança Pública. Tivemos a Secretária Nacional de Gênero da JSB, Ziza Maia, como nossa representante na mesa de condução dos trabalhos, composta por diversas lideranças partidárias.
.
Como primeira oradora da noite, Ziza destacou as formas de enfrentamento da violência mediante a implantação de políticas públicas reais e efetivas em diversas áreas de nosso Estado, bem como a necessidade de aprovação de medidas estruturantes a nível nacional, como a PEC da Juventude e o Plano Nacional de Juventude. Ainda falou sobre a relação entre as drogas, os jovens e a criminalidade, apresentando números do “Mapa da Violência 2010”.
.
O fortalecimento da Educação Pública, o direito de acesso à cultura, e a condição de sustentabilidade mediante o próprio trabalho, foram os eixos temáticos que conduziram o pronunciamento do companheiro Ricardo Coutinho (PSB) para combater os altos índices de violência envolvendo jovens e, consequentemente, melhorar a Segurança Pública na Paraíba. “Segurança não é apenas uma questão de quantidade de policiais nas ruas. Segurança representa um estado de relacionamento coletivo e confiança entre a sociedade, para que seja estabelecida a cultura da paz”, afirmou Ricardo.
.
Entre as propostas apresentadas pelo pré-candidato do PSB ao Governo da Paraíba destacamos: a implantação de Escolas Técnicas Estaduais em cada região do nosso Estado; a utilização do método cubano “Sim, eu posso” para reduzir sistematicamente as taxas de analfabetismo; o incentivo e a valorização dos artistas e cultura paraibana, a partir de uma lógica ousada e revolucionária, que possa construir um novo olhar sobre as mais diversas manifestações culturais de nosso povo; o estabelecimento de Mercados Públicos Estaduais, para gerar emprego e renda, aquecer a economia do Estado, fazer circular os produtos aqui produzidos, beneficiando toda uma cadeia produtiva e reduzindo custos. Para Ricardo, a questão da violência permeia todas essas alternativas de mudança e ideias inovadoras. “A proteção da sociedade é um bem inegociável”, finalizou.
.
O “I Encontro das Juventudes de Oposição” foi organizado pelas juventudes dos seguintes partidos políticos: PSB (através da Juventude Socialista Brasileira), PPS, PDT, PT, PV, PP, PRP, PTN e DEM. O próximo encontro deve ser realizado neste mês de junho, na cidade de Campina Grande. E novamente a juventude irá demonstrar que “outra Paraíba é possível, reconhecendo as diferenças e apostando nas convergências”. Saudações socialistas a todos(as)... Seguimos em frente rumo à vitória!
.
(*) Secretário de Comunicação da JSB-JP.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário