sábado, 27 de dezembro de 2008

JSB-PB no 37º Congresso da UBES
.
Bertrand Sousa (*)
.
O Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) reuniu de 7 a 10 de dezembro de 2007, em Goiânia, 2.500 estudantes dos 27 estados do Brasil. “As principais lideranças estudantis do País se reuniram a fim de elaborar propostas para fortalecer a entidade e criar condições para que um número cada vez maior de estudantes se mobilize para ajudar a garantir as mudanças na educação”, afirmou o presidente eleito da entidade, Ismael Cardoso.
.
O movimento “Não vou me adaptar” – liderado pela União dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (UESP), além de integrantes da Juventude Socialista Brasileira, seção Paraíba (JSB-PB) – desembarcou em Goiânia com força total após a etapa estadual do Congresso, ocorrida em Campina Grande. A bancada paraibana teve uma participação histórica no evento e trouxe muitas recordações na bagagem.
.
Entre os debates ocorridos durante o 37° Congresso da UBES, destacou-se a discussão acerca do Programa Universidade para Todos (ProUni), implantado pelo Governo Federal no ano de 2005, e que já permitiu o ingresso de 400 mil estudantes nas universidades brasileiras, até o segundo semestre de 2007.
.
Outro tema em destaque durante o encontro estudantil foi o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que prevê o investimento de R$ 8 bilhões até 2010. O Plano, defendido pelas teses vitoriosas no Congresso, tem como meta investimentos que garantam o aumento salarial para os professores, luz em todas as escolas, inclusão digital, financiamento para transporte em regiões afastadas, Fundeb, entre outras medidas.
.
Depois de quatro dias de discussões em grupos, que debateram: conjuntura nacional e internacional, movimento estudantil, educação, cultura, entre outros assuntos, o 37° Congresso aprovou também a realização do Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UBES, que ocorreu no segundo semestre de 2008.
.
(*) Com informações do site Horadopovo.com.br
(**) Bertrand Sousa, Secretário de Comunicação da JSB-JP
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário