segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

DA ORGANIZAÇÃO DA JSB
.
Direção Nacional, Direção Estadual, Direção Municipal

DIREÇÃO NACIONAL
.
É a instancia responsável em organizar a militância em todo território nacional, além de ter papel na visibilidade da juventude, nos mais diversos níveis de atuação. É a instância máxima de deliberação da juventude. Alguns dos papéis da Direção Nacional são: acompanhar as Direções Estaduais nas suas ações, bem como buscar estruturar o trabalho dos estados juntos aos movimentos organizados pela sociedade. O debate periódico entre estas duas direções auxiliam na construção das bandeiras de lutas da JSB para com o povo brasileiro.
.
A Direção Nacional é composta por secretarias que devem organizar nossa atuação, efetivando a formulação de Políticas Públicas na sua respectiva área de atuação, alem de auxiliar as direções estaduais.
.
Assim como as demais direções, a Direção Nacional é eleita em congresso, realizado em nível nacional e acompanhado pela militância. Além de eleger os representantes e o Secretário Nacional de Juventude, que representará a JSB na Direção Executiva do Partido Socialista Brasileiro, o momento serve como instrumento para traçar metas e definir eixos de atuação a serem executados pela direção que se constitui.
.
EXECUTIVA
Secretário (a) Nacional de Juventude
Presidente Nacional
Secretário (a) Executivo
Secretária (a) de Comunicação
Secretário (a) de Planejamento e Finanças
Secretário (a) de Organização e Formação Política
Secretário (a) de Relações Internacionais
Secretário (a) de Movimento Estudantil
Secretário (a) de Políticas Públicas de Juventude
Secretário (a) de Direitos Humanos
.

DIREÇÃO ESTADUAL
.
Instancia intermediária entre a Direção Nacional é as Direções Municipais é a responsável direta pela organização da militância no respectivo estado de atuação, sendo responsável subsidiar com maior freqüência os municípios em ações que estimulem a sua organização e atuação.
.
A direção estadual é composta por Secretárias que organizam a atuação na sua respectiva área, tendo como responsabilidade garantir o melhor funcionamento das Direções Municipais, através de encontros de formação política, debates, cursos, informativos, entre outros.
.
A Direção Estadual é eleita no Congresso Estadual da JSB, onde também se elege o Secretario (a) Estadual que representará a JSB na direção executiva estadual do Partido, sendo o seu mandato de dois anos e sua composição conforme abaixo:
.
EXECUTIVA
Secretário (a) de Juventude
Presidente Estadual
Secretário (a) Executivo(a)
Secretário (a) de Planejamento e Finanças
Secretário (a) de Organização e Formação Política
Secretário (a) de Comunicação
Secretário (a) de Políticas Públicas de Juventude
Secretário (a) de Movimento Estudantil
Secretário (a) de Direitos Humanos

DIREÇÃO MUNICIPAL
.
É o principal foco de atuação da JSB, nada acontece sem que as Direções Municipais estejam envolvidas. Com as direções fortes e atuantes o trabalho de toda a juventude se torna forte e ganha visibilidade, desta forma facilita a organização de fóruns, encontros, seminários e outras atividades de conscientização da militância e da comunidade. A Direção Municipal é composta por Secretários que organizam a atuação na sua respectiva área (bairros, regiões, distritos, etc.).
.
A Direção Municipal é eleita nos Congressos Municipais da Juventude onde se elege o Secretario Municipal de Juventude que representará a JSB na Direção Executiva Municipal do PSB. Nos municípios onde houver mais de uma Zona Eleitoral, estará assegurado constituir o Secretariado e/ou Coordenadoria Plena, a fim de auxiliar nos trabalhos da Direção Municipal.
.
A Juventude Socialista Brasileira atua nos Movimentos Sociais, na institucionalidade e na Sociedade em geral (Movimentos Universitário, Secundarista, Cultural, Mulheres, Étnico, Jovens Trabalhadores, Movimento Popular e Política Pública de Juventude). No sentido de fortalecer e organizar melhor a nossa atuação na sociedade e nas mais variadas áreas que a JSB se organiza em Frentes de Atuação e Coletivos.
.
(*) Texto: Juventude Socialista Brasileira do Estado de São Paulo
Gestão “Quebrando o Silêncio”
(**) Fotos: arquivo JSB-JP
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário