quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Conferência Mundial da Juventude
.
A Conferência Mundial da Juventude (CMJ 2010) constitui-se como oportunidade única, pois chamará atenção para a importância de investir objetivamente na juventude. O fórum de debates ocorrerá de 23 a 27 de agosto na Cidade do México. O evento tem como objetivo principal oferecer uma contribuição que influencie as políticas públicas para a promoção do desenvolvimento sustentável e bem-estar dos jovens. Entre os temas principais da Conferência, temos: educação, saúde, equidade de gênero, entre outros, todos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
.
Durante a CMJ 2010, jovens do mundo inteiro poderão dialogar com representantes de governos, parlamentos e sociedade civil sobre temas de importância global. Trata-se de um esforço do Governo do México, que terá seus trabalhos coordenados pelo Comitê Internacional, órgão integrado por 19 países dos cinco continentes. "A conferência tem uma mensagem clara de aumentar a visibilidade dos jovens como população estratégica para impulsionar o desenvolvimento e reduzir a desigualdade e a inequidade", afirma Priscila Vera Hérnandez, diretora do Instituto Mexicano de Juventude, um dos organizadores do evento.
.
O ano de 2010 foi escolhido para a realização da Conferência Mundial da Juventude por ter sido eleito “Ano Internacional da Juventude” pelas Nações Unidas (ONU). O ano marca também 25 anos de criação do Dia Mundial da Juventude (celebrado no dia 12 de agosto); 15 anos do Programa de Ação Mundial da Juventude; e 12 anos da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude.
.
Para participar da Conferência Mundial da Juventude é preciso ter entre 18 e 35 anos e fazer parte de algum programa ou iniciativa que tenha foco na juventude e no desenvolvimento. Detalhe: existem hoje mais de 1,3 bilhão de jovens espalhados pelo mundo, com 200 milhões deles vivendo com menos US$ 1 por dia. Ainda nessa faixa etária, 88 milhões estão desempregados, 160 milhões sofrem com má nutrição, 130 milhões não alcançaram os níveis básicos de educação e 10 milhões convivem com o vírus HIV.
.
Etapa preparatória no Brasil
.
A pré-conferência das Américas e Caribe ocorreu em maio deste ano no Rio de Janeiro, sob organização da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e da Superintendência de Políticas Públicas da Juventude, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
.
Segundo o superintendente de Políticas Públicas para a Juventude, Rodrigo Abel, a realização desta etapa no Brasil foi de extrema relevância e concretizou o trabalho que tem sido feito há anos. “Foi um reconhecimento daquilo no qual estamos trabalhando nos últimos três anos”, afirmou Abel.
.
Serviço:
Conferência Mundial da Juventude
Data: 23 a 27 de agosto de 2010
Cidade / país: Monterrey / México
Informações: http://youth2010.org
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário