quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A grande oportunidade quem faz somos nós
.
Joubert Fonseca de Andrade (*)
.
Mas um processo eleitoral pede passagem. Esse, no mínimo, com uma singularidade, que representa e muito para a juventude brasileira. A primeira vez sem Lula. Quantos significados, gerações, vozes, multidões, vitórias, histórias, alegrias, oportunidades... Somos tantos, e enquanto jovens brasileiros podemos dizer: “somos reconhecidos constitucionalmente”; “a PEC foi aprovada”; “existem menos jovens analfabetos”; “mais jovens qualificados”; “mais acessam a universidade”; “mais escolaridade”; “mais identidade”; enfim, em busca de mais igualdade com liberdade.
.
Este é o quadro de mais uma eleição. A primeira em que muitos jovens serão chamados as urnas e pela primeira vez poderão dizer: “temos direitos, somos sujeitos”. As juventudes terão como pauta de suas decisões suas próprias histórias. Quantas conquistas diante de tantas vulnerabilidades históricas e atrasos políticos impostos por governos conservadores e “adultocratas”, que almejam apenas políticas de boas intenções, mas que propagavam a desigualdade juvenil e a precarização da qualidade de vida.
.
Aproxima-se um debate há muito esperado. Atualmente, com a institucionalização das Políticas Públicas de Juventude (PPJs) e a inserção do jovem como sujeito de direitos, devemos estar atentos a discussão primordial: considerar o jovem como agente do desenvolvimento nacional, aliado ao desenvolvimento social e humano da juventude brasileira. Questões que interajam escolaridade com permanência na escola; inserção no mercado de trabalho com trabalho decente; segurança pública com acesso as espaços públicos de interatividade; Internet com novas tecnologias de informação e comunicação; oportunidades com oportunidade de escolha.
.
Aproxima-se enfim, a grande oportunidade de quase 40 milhões de jovens brasileiros afirmarem suas conquistas, pactuarem os futuros avanços e consolidarem o atual projeto de transformação social e de inserção nunca visto na sociedade brasileira. O momento do compromisso com a juventude e com o desenvolvimento do Brasil.
.
(*) Presidente Nacional da Juventude Socialista Brasileira
(*) Conselheiro Nacional de Juventude - CONJUVE
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário