quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O PSB: linhas gerais
.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), historicamente, é produto e continuidade das experiências e lutas sociais, políticas, econômicas e culturais do povo brasileiro e dos trabalhadores em particular, da aplicação de suas sistematizações teóricas e das formulações criadoras de personalidades nacionais e internacionais, que contribuem para a construção da democracia e do socialismo.
.
Movidos pelos ideais de transformações sociais e pela construção de uma sociedade efetivamente democrática, um grupo de intelectuais e políticos fundaram, em 1945, o movimento denominado Esquerda Democrática, que dois anos depois se transformou no Partido Socialista Brasileiro, cujo principal líder e também seu primeiro Presidente Nacional foi o jurista João Mangabeira.
.
Baseado em tal ideário, o Partido procurou atuar com firmeza, no período que compreende os anos de 1947 a 1965. Neste lapso de tempo, o PSB, além de contribuir e aprofundar a discussão política a respeito do socialismo democrático, participou ativamente da vida política nacional, com destaque especial para atuação da sua bancada parlamentar na Câmara dos Deputados. A participação dos socialistas nos movimentos sociais, também, foi intensa, particularmente na luta pela formação de ligas camponesas, cujo principal líder, Francisco Julião, integrava os quadros do nosso PSB.
.
No mesmo período, (47/64), o Partido chegou a vencer as eleições para a Prefeitura do Recife, à época a terceira maior cidade do país. O prefeito Pelopidas da Silveira, fêz uma administração considerada uma das melhores de toda a história da cidade. O PSB, ocupou ainda, na pessoa de João Mangabeira, o Ministério das Minas e Energia e em seguida o Ministério da Justiça, do governo
constitucional do Presidente João Goulart.
.
Em 1965 os militares acabaram com os partidos e só deixaram espaço para dois partidos: Arena e MDB. Em 1980 deixaram formar-se 5 partidos. Finalmente, em 1985 foi permitida a liberdade partidária. O PSB, fiel à democracia pluralista como valor político permanente, ao regime republicano e à forma federativa de organização administrativa do país, às elaborações socialistas e à luta pelos direitos individuais, coletivos, sociais, econômicos e políticos da cidadania, exerce suas atividades visando à realização de seus objetivos programáticos:
.
I. Conduzir a Nação à conquista de plena soberania nacional, principalmente política e econômica;
II. Democratizar o Estado através de mecanismos que garantam a participação da sociedade civil organizada na formulação, execução e fiscalização das políticas públicas;
III. Socializar os meios de produção considerados estratégicos e fundamentais ao desenvolvimento, social, cultural e da democracia, e a preservação da soberania nacional;
IV. Democratizar as relações de trabalho;
V. Estimular a ampla associação de cidadãos livres, visando à criação de novas formas e sistema de produção, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável;
VI. Estimular o desenvolvimento de valores morais e comportamentos culturais que contribuam para acelerar a abolição dos antagonismos de classes e da exploração entre classes e segmentos sociais, bem como de todas as formas que justificam ideologicamente a discriminação e a marginalização de indivíduos e grupos sociais.
VII. Lutar para manter o patrimônio intelectual no domínio da nacionalidade;
VIII. Lutar contra todos os tipos de privilégios, em especial aqueles patrocinados em causa própria em qualquer nível. É finalidade do PSB lutar pela implantação da democracia e do socialismo no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário