sábado, 2 de outubro de 2010

Conferência Mundial de Juventude
.
61 prioridades para o desenvolvimento das juventudes
.

Ministros de Juventude e outros representantes de 122 governos nacionais, reuniram-se na Cidade de Léon, Guanajuato, México, de 25 a 27 de agosto de 2010, na Conferência Mundial da Juventude, que contou também com a participação de representações da sociedade civil e de movimentos autônomos das juventudes.
.

O evento, além de aprofundar a reflexão sobre os desafios para a inclusão da juventude e celebrar o Ano Internacional da Juventude (12-ago-2010 a 11-ago-2011), encerrou-se com a aprovação da Declaração de Guanajuato, resultado de uma ampla consulta e contribuições de governos participantes da Conferência Mundial de Juventude. Confira na íntegra a Declaração (em espanhol).
.

A declaração reconhece que as pessoas jovens são atores-chave para o desenvolvimento, sujeitos-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e aliados essenciais para a consecussão destes mesmos Objetivos. Reconhece também que os estados têm realizado significativos avanços na integração social das pesoas jovens, desde a declaração pela ONU em 1985 do 1º Ano Internacional da Juventude, mas que ainda restam muitos desafios a se resolver com relação ao fim da pobreza, à educação, à saúde, ao emprego, à Ciência e Tecnologia, à cultura, à segurança e redução de conflito, à participação cívica, à democracia, à equidade de gênero e ao meio ambiente que impedem o desenvolvimento humano integral e, com ele, o desenvolvimento das nações.
.
Ainda no preâmbulo, a declaração afirma que a atual é a maior geração de jovens da história e que pelo seu tamanho e importância merece um lugar central nos esforços para alcançar os objetivos de desenvolvimento acordados internacionalmente, epecialmente os ODM, na medida em que a maior parte dos países em desenvolvimento posuem uma alta proporção de pessoas jovens em sua população e que esta juventude oferece aos países uma rara oportunidade de fazerem investimentos estratégicos, logrando obter um “dividendo demográfico” e romper o ciclo de pobreza inter-geracional, que existe há muito tempo.
.

Encerra a introdução com uma declaração de fé na juventude: “as pessoas jovens contribuem significativamente em suas famílias, comunidades e na sociedade, através de sua criatividade, capacidade para inovação, altruismo, adaptação à mudança, energia e otimismo e que, portanto, são atores relevantes e aliados estratégicos para o desenvolvimento”.
.

FONTE: http://marcosaurelio.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário