quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial 2009

.
A edição deste ano reunirá cerca de 100 mil pessoas – de mais de 150 países – na cidade de Belém-PA. Participam do evento diversas organizações e seus membros, indivíduos, mídias, voluntários e atividades autogestionadas, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro nos campi da UFPA e UFRA. O Fórum Social Mundial (FSM) é certamente hoje o principal espaço de expressão do pensamento da esquerda no mundo, e a partir dele é possível avaliar em que medida uma nova esquerda emerge e se recompõe.
.
O FSM é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário – que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo. Em outras palavras, o Fórum é resultante de uma conjuntura política de resistência global ao capitalismo, símbolo de uma globalização contra-hegemônica.
.
As três primeiras edições do FSM (2001, 2002, 2003), bem como a quinta edição (2005), aconteceram em Porto Alegre - RS. Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, sempre em expansão, o Fórum aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (América). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África). O incrível aumento do número de participantes trouxe visibilidade e também desafios.
.
O FSM tornou evidente a capacidade de mobilização que a sociedade civil pode adquirir quando se organiza a partir de novas formas de ação política, caracterizadas pela valorização da diversidade e da co-responsabilidade. O sucesso da primeira edição resultou na criação do Conselho Internacional que, em sua reunião de fundação, aprovou em 2001 uma Carta de Princípios, a fim de garantir a manutenção do Fórum Social como espaço e processo permanentes para a busca e construção de alternativas ao neoliberalismo. Hoje, são realizados fóruns sociais locais, regionais, nacionais e temáticos em todo o mundo, com base na Carta de Princípios.
.
Características e estratégias
.
O sucesso do FSM está intimamente ligado a manutenção de três características: 1) pluralidade, à medida que múltiplas matizes do pensamento de esquerda devem continuar se encontrando; ou seja, a luta contra o capital não é patrimônio de uma só orientação ideológica; 2) diversidade, pois os diferentes movimentos e organizações políticas devem estar representados e atuantes; o movimento de mulheres, os campesinos, o de combate ao racismo, a juventude, os sindicalistas, LGBT, enfim, cada parte do corpo cumpre uma função e nenhuma pode ser substituída; 3) perenidade, visto que o Fórum só encontra conseqüências concretas ao consolidar-se como permanente, compreendido como um processo que começa nas cidades, bairros, locais de militância e continua na volta de Belém. É fundamental que o FSM seja precedido e sucedido por uma articulação entre a pauta proposta e discutida e a luta social em cada localidade do planeta.
.
Para a construção do Fórum Social Mundial foram criados vários grupos de trabalho (GTs), que coletivamente ajudam a desenvolver os diferentes aspectos deste grande evento antiglobalização. Entre os GTs participantes desta edição temos: Comunicação, Metodologia, Mobilização, Cultura, Inter-Religioso, Juventude e Economia Solidária. Com relação à parte cultural do FSM 2009, já está no ar a lista completa das atividades que irão movimentar os mais de 100 mil participantes. Serão mais de 300 atividades dividas em: artes plásticas, artes cênicas, cinema, cortejos e festas, música, literatura, oficinas e vivências político-culturais.
.
Programação geral do evento
.
25/01 - Início do credenciamento (ginásio da UFRA);
27/01 - Marcha de abertura. Saída às 15h do Cais do Porto;
28/01 - Dia da Pan-Amazônia: 500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indígenas e populares. Este dia será dedicado a levar ao mundo as vozes da Amazônia, através de diversas atividades: testemunhos, conferências, celebrações e mostras culturais;
29 a 31/01 - Demais atividades autogestionadas;
01/02 - Dia das Alianças e Encerramento do FSM 2009, com ações descentralizadas e autogestionadas. Serão apresentados os acordos construídos no decorrer do FSM. Em seguida acontecerá uma celebração geral de encerramento, no Palco GeoSpace – UFRA.
.
FONTES: http://www.kizomba.org.br

http://www.fsm2009amazonia.org.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário