sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PSB é o partido mais forte do Nordeste
.
Sob o título acima, artigo publicado no jornal Valor Econômico (12/12/2008) afirma que nenhuma legenda é tão forte no Nordeste como o PSB. Entre os grandes partidos nacionais, nenhum está tão aparelhado para capitalizar votos esse momento quanto o PSB, diz o texto. Na avaliação da editora de política do veículo, Maria Cristina Fernandes, a região deve ser a menos impactada pela crise economica, pois seu crescimento vem, há alguns anos, superando a média nacional graças também à elevação de investimentos públicos e privados.
.
O Nordeste e o colchão de votos
.
Metade dos beneficiários do Bolsa Família estão no Nordeste. Apenas em Pernambuco e Alagoas, a renda gerada pelo programa é pelo menos oito vezes maior do que a da cana de açúcar. Na região, os benefícios previdenciários superam o Fundo de Participação dos Municípios em 70% das localidades. Os pagamentos do INSS representam11% do PIB regional e correspondem a valores quatro vezes maiores que os do Bolsa Família. Somados, Previdência e programas sociais atingem mais de dois terços das famílias nordestinas. Nenhum setor econômico da região consegue se aproximar da renda gerada pelos programas federais.
.
Os dados, apresentados pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Cícero Péricles de Carvalho, no XXXVI Encontro Nacional de Economia, em Salvador, o levam a afirmar que se o Brasil, segundo a OCDE, é, entre as grandes economias, aquela em que o impacto da crise financeira mundial será menor, o Nordeste é a região do país que menos deverá ser afetada. Não que a economia local passe ao largo. Seu crescimento vem, há alguns anos, superando a média nacional graças também à elevação de investimentos públicos e privados.
.
Hoje os setores industrial e de serviços somam, segundo o professor da UFAL, mais de 85% do PIB da região, com um peso relativamente pequeno de fabricantes de automóveis e bancos, que estão no topo das atividades mais afetadas. Suas exportações, que entre 2000 e 2007 triplicaram de valor, certamente serão impactadas. Mas a expectativa é de que o perfil de consumo, fortalecido pela valorização do salário mínimo - renda de 62% dos trabalhadores da região - venha a amortizar a queda.
.
Se a curva de popularidade dos candidatos à Presidência da República será diretamente impactada pela evolução do PIB até 2010 e a região se constituir um foco de resistência à crise, é de se esperar que os partidos governistas lá fortalecidos venham a valorizar sua influência.
.
Entre os grandes partidos nacionais, nenhum está tão aparelhado para capitalizar esse momento quanto o PSB. Entre os partidos que contam, é o único que tem crescido, ininterruptamente, em percentual de votos, em todas as eleições municipais desde 1996. Em número de prefeitos eleitos foi, depois do PT, o partido que mais cresceu nas urnas de outubro.
.
Em nenhuma região, o PSB é tão forte quanto no Nordeste, que possui 27% do eleitorado nacional, um pouco menos do que a somados eleitores do Sul, Norte e Centro-Oeste. . Foi lá que elegeu seus três governadores - Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Wilma Faria (RN). Nesses Estados, governa um eleitorado de 13,8 milhões.
.
É do PSB do Nordeste o segundo nome na lembrança do eleitor para a corrida sucessória. Assim, uma eventual candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) poderá vir a ser duplamente beneficiada pela crise. No Nordeste, pela identificação com o Governo Federal, ativo mais valorizado na região do que em qualquer parte. E, no restante do País, pelo estilo franco-atirador com que dispara suas estatísticas econômicas sem a responsabilidade direta por uma administração.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário