terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Diretório do PSB pessoense discute crise mundial
.
Bertrand Sousa (*)
.
Durante à tarde do último sábado (07/02), parlamentares, integrantes da Executiva Municipal e militantes do PSB e da JSB na grande João Pessoa, reuniram-se na sala de convenções do JR Hotel - centro da capital paraibana - para discutir a crise econômica mundial. O encontro foi conduzido pelo presidente municipal (interino) da nossa legenda, o ex-deputado Chico Lopes. Ao seu lado estava o secretário geral do PSB-PB e vereador de João Pessoa, Ubiratan Pereira (Bira), e o deputado federal Marcondes Gadelha.
.
No primeiro momento da reunião tivemos informes sobre o seminário “Organização dos Núcleos de Formação Política”, promovido recentemente pela Fundação João Mangabeira, em Brasília-DF. O secretário sindical do PSB paraibano, Alexandre Arruda, participou do evento e trouxe muitas informações na bagagem, além de livros e DVDs fornecidos pela Fundação. O material será utilizado nos próximos cursos e seminários de formação política do PSB.
.
Em seguida, ouvimos uma detalhada explanação sobre a crise econômica por parte do deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB). O parlamentar contextualizou o problema desde o início, no setor imobiliário norte-americano, passando pela falência de grandes instituições financeiras, a falta de crédito e confiabilidade que se instalou no mercado mundial e, finalmente, as consequências sobre a economia brasileira (produção e consumo de bens).
.
Logo após, aconteceu o debate e os participantes da plenária realizaram intervenções sobre o tema, levantando novas questões para análise e propondo alternativas de atuação em múltiplas áreas. Na opinião do presidente do PSB paraibano e prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, estamos diante de "uma crise espasmódica, que acontece a cada período do desenvolvimento do capitalismo, e que é promovida hoje por uma chantagem dessa coisa virtual chamada capital financeiro".
.
Na parte final do encontro, determinou-se que os segmentos organizados do PSB pessoense se reunirão em breve para elaborar o calendário de atividades do Partido em 2009. A próxima reunião do Diretório Municipal de João Pessoa acontece no dia 04 de março.
.
(*) Secretário de Comunicação da JSB-JP.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário