terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Políticas juvenis são debatidas com prefeitos
.
Gestores municipais de todo o país tiveram a oportunidade de conhecer os principais programas do governo federal voltados para o público jovem. A mesa "Juventude, políticas públicas nacionais", realizada durante o encontro com os prefeitos e prefeitas eleitos, em Brasília (DF) nos dia 10 e 11 de fevereiro, contou com a participação do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, do ministro do Esporte, Orlando Silva e do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). Durante o encontro foram entregue aos prefeitos e demais participante o Termo de Compromisso do Pacto pela Juventude e os materiais produzidos na 1ª Conferência Nacional de Juventude. Além disso, o Conselho e a Secretaria entregaram uma carta reforçando a importância das políticas públicas e do Pacto Pela Juventude.
.
O secretário Beto Cury foi o primeiro a falar para um plenário lotado e interessado nas políticas juvenis. Ele destacou a importância dessas ações, lembrando que o Brasil possui uma dívida histórica com a juventude, que só a partir do governo Lula começou a ser efetivamente resgatada. O secretário lembrou que até então apenas os adolescentes até 18 anos eram legalmente contemplados em seus direitos. Depois dessa faixa etária, os jovens eram inseridos nas políticas universais, que não levam em conta as particularidades e necessidades desse segmento.
.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, também falou aos prefeitos e prefeitas presentes. Ele explicou que a política geral do Ministério do Esporte se sustenta em quatro eixos fundamentais. O primeiro,coloca o esporte como fator de inclusão social; o segundo, como ferramenta de enfrentamento e de superação do déficit de infra-estrutura que o Brasil ainda possui no ramo esportivo; o terceiro refere-se ao desenvolvimento do esporte competitivo, que é o esporte de alto rendimento; e o quarto, refere-se à promoção de grandes eventos esportivos internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a promoção internacional do Brasil. O ministro também apresentou as diversas possibilidades de parceria com os municípios, que podem resultar na oferta e na oportunidade de atividades físicas, lazer e recreação para a população, sobretudo para os jovens.
.
O prefeito Ricardo Coutinho disse que o presidente Lula manifestou a vontade de visitar a capital paraibana ainda este ano. Ricardo formalizou o convite em nome da Cidade, durante audiência com o presidente no dia 10/02. Quando vier, Lula visitará obras construídas por meio de convênios entre os governos municipal e federal. Também poderá conhecer a trabalho realizado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação, através dos Centros da Juventude que atendem milhares de jovens pessoenses - inclusive, estabelecendo parcerias com diversos programas do governo federal.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário