sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

JSB: juventude, participação e política
.
Cleo Freitas
.
No Brasil, há quase 50 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Vivemos a Onda Jovem. No aspecto demográfico, nunca tivemos tantos jovens no mundo, e esse fenômeno, reconhecido como o alargamento de uma determinada faixa etária, ocorrerá até o ano de 2010. Portanto, é preciso construir, não somente sistemas de políticas públicas de proteção, mas sobretudo de integração, de participação e de inclusão do jovem, tanto para discutir, quanto para decidir e assim construir um marco legal para a juventude.
.
Estamos diante de uma oportunidade única em que a juventude deve usar seu poder de indignação para mudar a realidade. Para quem vive esta fase, outra chance como essa não haverá, na medida em que algumas populações, como ocorrem hoje no Japão e na Europa, só tendem a envelhecer e, conseqüentemente, a perder tal poder.
.
O jovem tem que ser o ator principal em todas as etapas das propostas a serem construídas para o público juvenil e ser reconhecido como ator estratégico para integração na sociedade, com participação, capacitação e transferência de poder aos jovens, como indivíduos e para suas organizações, de modo que tenham a oportunidade de tomar decisões que afetam as suas vidas, o seu bem-estar e das suas comunidades, dos seus países e do mundo.
.
O que é a JSB?
.
A Juventude Socialista Brasileira (JSB) é o movimento de jovens do PSB, sendo um órgão de apoio interno, com organização independente onde temos nossos próprios encontros. Uma forma de organização criada com a finalidade de aproximar a juventude das atividades desenvolvidas pelo Partido e também debater e participar de atividades relacionadas ao Movimento Estudantil (ME), esporte, cultura, educação, Políticas Públicas de Juventude (PPJs), etc.
.
A JSB se propõe ser um dos movimentos para transformar a sociedade. Acreditamos que é possível viver num mundo mais justo, onde não tenhamos mais pessoas passando fome, sem um teto para morar, sem saber ler e escrever, sem saber seus direitos e sendo exploradas diariamente. Por isso propomos a superação do capitalismo e a defesa do socialismo democrático, como forma de vida e organização da sociedade.
.
Entender e estar ligado nas ações da Juventude não é uma tarefa fácil. Porém, se nos juntarmos na luta todos os dias, se tentarmos resolver os nossos problemas em conjunto, se tentarmos transformar em ações nossas utopias, estaremos sendo militantes, companheiros de caminhada, em busca de um outro mundo possível e socialista.
.
A Juventude Socialista Brasileira participa no dia-a-dia do PSB, ocupando espaços na direção do Partido, levando sempre adiante as propostas e reivindicações da juventude. É chegada a hora de lhe convidar a participar. E você terá muitos motivos para isso. Acreditamos que para alcançarmos o objetivo maior que tanto almejamos, que é a construção de uma sociedade justa e igualitária, precisamos contar com a participação de todos aqueles que acreditam nessa perspectiva. E sem dúvida você acredita. Entre em contato com a gente, venha participar deste movimento!
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário