terça-feira, 7 de abril de 2009

JSB-JP participa de formação política
.
Bertrand Sousa (*)
.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou neste primeiro fim de semana de abril, nas dependências do JR Hotel, o primeiro módulo do “Seminário dos Núcleos de Formação Política”, idealizado pela Fundação João Mangabeira. O evento contou com a participação de representantes de cada segmento organizado do PSB-JP, integrantes de sua Executiva Municipal, filiados e militantes.
.
Membros da Direção Municipal e militantes da Juventude Socialista Brasileira em João Pessoa (JSB-JP), também estiveram presentes no Seminário, contribuindo com a formação coletiva de quadros políticos para o Partido. Para o diretor de Formação Política da JSB-JP, Railan Costa, a importância deste evento é sem precedentes e possibilita nosso desenvolvimento intelectual, além da compreensão mais precisa sobre a ideologia que o PSB propõe para transformar a sociedade brasileira.
.
A proposta metodológica organizou este curso de formação em módulos, com vídeo-aulas, grupos de debate e material impresso especialmente desenvolvido para esta ocasião. O mesmo processo de socialização e troca de conhecimento ocorrerá nos principais diretórios do PSB em todo o País, durante o ano de 2009. O objetivo é fundamentar ainda mais os integrantes do Partido para o debate político com a sociedade, aliando crescimento – verificado pelos números do TRE – com a qualidade teórica e prática do discurso socialista.
.
Na opinião do primeiro secretário da JSB-JP, Hugo Macena, a iniciativa do Seminário foi extrema importância. “Temos agora o desafio e responsabilidade de estender (repassar) o conteúdo do curso para o restante da militância. Deve-se ter em mente que esse primeiro passo precisa ser seguido de outros, solidificando os princípios do PSB e (re)construindo continuamente uma nova realidade para o Partido e a sociedade”, afirmou.
.
Com efeito, é importante salientar um aspecto atual: enquanto a maioria das legendas partidárias preocupa-se em discutir alianças e a conjuntura política para 2010, o PSB promove diálogos sobre ética, política, socialismo, democracia e História do Brasil, relacionando os temas com o cotidiano do nosso povo. Enfim, apresenta a todas(os) mais um exemplo de como deve ser a atuação partidária.
.
(*) Jornalista e Secretário de Comunicação da JSB-JP.
.

Um comentário:

  1. Sem dúvida nenhuma esta é uma iniciativa que só trará frutos positivos, os militantes passam a ter fundamento no seu discurso, conhecem os pensadores e teorias que nortearam a formação do nosso partido e entendem a conjuntura política a partir do resgate histórico realizado. Isto nos dá propriedade para debater e fazer escolhas políticas. Enquanto os outros estão discutindo alianças para 2010, nós estamos preparando um projeto que vai muito além de 2010, um projeto em prol do povo brasileiro!!!

    ResponderExcluir