sexta-feira, 3 de abril de 2009

JSB no Movimento Estudantil
.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) esteve sempre na fronte de batalha do Movimento Estudantil, seja atuando dentro da União Nacional dos Estudantes (UNE) – órgão de representação dos estudantes universitários; na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) – órgão de representação dos alunos de ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular; tomando as ruas pelo fim da ditadura militar; na luta pelo desenvolvimento nacional, lançando a campanha: “O petróleo é nosso”; na Anistia, nas Diretas Já e no movimento “Fora Collor”, com os “caras pintadas”.
.
Atualmente os militantes estudantis encontram-se manipulados e subjugados por um sistema de ensino alienante, massificante e autoritário, são reprimidos pela estrutura familiar que os considera irresponsáveis e por uma sociedade que tenta abafar sua consciência crítica, provando que o movimento estudantil ainda é discriminado e generalizado. Por conseqüência desses paradigmas impostos pela sociedade não existe unificação nas lutas de resistência ao autoritarismo e às péssimas condições de ensino que despontam esparsamente em um local ou outro.
.
Grande parte dos jovens brasileiros rejeita a política, se dizem apolíticos sem nem saber que a política envolve todas as coisas do seu cotidiano; justificam como uma forma de protesto a ausência de participação nos movimentos sociais, o que deveria ser o contrário, participar dos movimentos para protestar contra o que lhes desagrada. Muitos jovens acreditam que na política só existe sujeira, jogo de interesses e pouca preocupação com a população, crenças impostas pelas classes dominantes que controlam grande parte dos meios de comunicação do nosso País.
.
Nós da Juventude Socialista Brasileira sabemos que muitos dos nossos maiores quadros políticos perderam suas vidas nos porões da ditadura militar para que tivéssemos o direito de expressar os nossos anseios e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto é nosso dever como estudantes e militantes do Partido Socialista Brasileiro contribuir na organização de Grêmios Estudantis, União Municipal de Estudantes, Diretórios Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes. Enfim, organizar os espaços de representação dos estudantes, para que estejamos sempre expressando e valorizando o verdadeiro protagonismo estudantil.
.
A Juventude Socialista Brasileira busca a unificação e o apoio dos jovens brasileiros para que continuemos sempre lutando pelos nossos direitos, por isso convidamos-lhe a escrever mais uma página na história de conquistas do movimento estudantil.
.
NÃO SE CALE! VENHA MILITAR NA JSB!
SECRETARIA ESTADUAL DE MOVIMENTO ESTUDANTIL
JUVENTUDE SOCIAISTA BRASILEIRA - RS
.
FONTE: Lista JSB no Movimento Estudantil
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário