sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sessão Especial sobre a juventude
.
Bertrand Sousa (*)
.
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quinta-feira (02/04) uma Sessão Especial para debater questões relacionadas à juventude. A propositura foi do vereador Raoni Mendes, que justificou a convocação no início da plenária, fazendo alusão ao Dia Mundial da Juventude. Além dele, discursaram sobre o tema os seguintes vereadores: Bira (PSB), Bruno Farias, Elisa Virgínia e Jorge Camilo.
.
Na ocasião, também esteve presente o secretário de juventude, esporte e recreação, Alexandre Urquiza – representando o prefeito Ricardo Coutinho (PSB); o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; o presidente nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB), Joubert Fonseca; o diretor de políticas educacionais da UBES, Zizo Maia (JSB); e representantes de movimentos juvenis.
.
Durante a Sessão, transmitida “ao vivo” pela TV Câmara, foram apresentadas estatísticas e fatos históricos que comprovam a importância e participação efetiva das(os) jovens nas lutas e organização social do nosso país. O marco legal que a Proposta da Emenda Constitucional (PEC42/2008) - conhecida como PEC da Juventude - incorpora à Constituição Federal, foi citado diversas vezes como fundamental para acelerar o desenvolvimento e execução das políticas públicas de juventude (PPJs) nas três esferas de poder: união, estados e municípios.
.
Militantes da JSB participaram ativamente do debate, levantando propostas e destacando os avanços e conquistas da juventude pessoense a partir da gestão socialista do PSB a frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). De acordo com o secretário municipal da JSB-JP, Rômulo Halysson, ainda temos muito para avançar nas PPJs aqui na Capital, mas é preciso reconhecer a dimensão e complexidade que envolve a questão e trabalhar de forma conjunta, observando os resultados das conferências de juventude.
.
Entre as sugestões e demandas apresentadas pelos participantes da Sessão destacamos: a criação de uma frente parlamentar permanente sobre a juventude na Câmara Municipal de João Pessoa; a inclusão do termo “jovem” na Lei Orgânica Municipal; a reserva de 20% das vagas em creches para os filhos de jovens mães impossibilitadas de estudar; a instalação do “Fórum Jovem Metropolitano”; a manutenção do crédito no programa Empreender Jovem; a execução de ações para melhorar a educação média e superior; o diálogo permanente entre os poderes e a sociedade civil; entre outras.
.
(*) Secretário de Comunicação da JSB-JP.
.

Um comentário:

  1. Todas as iniciativas que ponha em pauta a tematica Juventude sempre é bem vinda. Mas não posso deixar de lamentar que as iniciativas ou propostas para enfrentar essa "complexidade" que Rômulo fala, são muito timidas. Acredito que os problemas relacionada á Juventude deve ser priorizada nos debates políticos, em face da extrema vunerabilidade em que se encontra grande parcela da juventude brasileira. É fato que a extrutura política d país pouco se preocupa com a Juventude. Agora os avaços da gestão municipal de João Pessoa é exemplo, principalmente nas contruções de Creches, escolas e realização de concursos para professores do sistema municipal de ensino. Eaí vai uma proposta para aos lesgiladores: estudar formas para que as nossa crianças e adlescentes passem mais tempo nas salas de aulas atraves de escolas que possuam periodo integral isso sim é uma política que sem duvidas vão impactar na qualidade de vida da Juventude.

    Hugo Leonardo Macena

    ResponderExcluir