terça-feira, 14 de abril de 2009

Vem ai o 51° Congresso da UNE
.
Já está aberto o processo de eleição de delegados(as) para o “51° Congresso da UNE”. O Conune 2009 acontecerá de 15 a 19 de julho, em Brasília-DF, e elegerá a nova presidência e diretoria da principal entidade estudantil do País. A escolha dos representantes que participarão do Congresso será por universidade, com eleição em urna e ampla divulgação na comunidade acadêmica.
.
Desde o dia 08/04, os estudantes de universidades que não possuam DCE – ou caso este não tenha se credenciado junto a UNE, para realizar a eleição de delegados(as) – podem se cadastrar diretamente na Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO) do 51º Congresso da UNE. Nesse caso, é necessário formar uma Comissão de 10 estudantes da universidade, que devem se inscrever pelo hotsite do Congresso.
.
Todas as comissões terão que apresentar o nome completo de seus componentes, curso, e-mail, número de matrícula ou RG e designar um responsável. Haverá um prazo de 48 horas em que a comissão ficará à disposição para ser contestada por qualquer pessoa ou duplicada. Caso isso não ocorra, ela será automaticamente deferida.
.
As entidades credenciadas na 57ª edição do Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da UNE, devem preencher o formulário de credenciamento para o 51º Conune e enviá-lo para o e-mail: 51congresso.une@gmail.com Todo o processo será centralizado pelo site oficial do evento: http://congresso.une.org.br
.
Eleição no Ensino Presencial
.
Os DCEs coordenam o processo ou na falta deles a Comissão de 10. Devem preencher e enviar, o formulário de inscrição, informando as datas, locais e os responsáveis pela eleição dos delegados, para o endereço:
51congresso.une@gmail.com
.
A delegação será pela proporção de 1 delegado(a) para cada 1000 estudantes. O número terá como base o Censo Educacional do MEC, a não ser que a informação tenha sido corrigida até o dia 7 de abril. Para IES com menos de 1000 estudantes está garantido 1 delegado(a). O arredondamento é sempre para baixo, ou seja: 1000 a 1999 - 1 delegado(a); 2000 a 2999 - 2 delegados(as); 3000 a 3999 - 3 delegados(as) e assim sucessivamente.
.
Nas universidades multi-campi o processo de eleição de delegados poderá ser unificado desde que se garanta urna em todas as unidades. A regra não vale para IES que tiverem Comissão de 10. Nesse caso o processo acontecerá por cidade. Os DCEs ou Comissões de 10 deverão enviar à CNECO a data das inscrições de chapas. O prazo para inscrição começará a contar assim que ela for publicada no site da UNE. As eleições serão em Urna. Cada chapa inscrita deverá ter no mínimo 30% de mulheres. O quorum mínimo é de 5% do número de alunos para a validação da eleição.
.
A delegação – se houver mais de uma chapa – será por proporcionalidade simples, respeitando o mínimo de 30% de mulheres. Somente no caso de haver apenas 1 delegado se contará a suplência para garantir a cota de 30% de mulheres. Caso sejam mais, deverá ser garantida a representação nos delegados e nos suplentes.
.

Eleição no Ensino à Distância
.
Em instituições exclusivamente de Ensino à Distância será criada, obrigatoriamente, uma Comissão de 10 Alunos. Essa comissão indicará uma pessoa como responsável por cada pólo, e somente nestes pólos pode ocorrer o processo. A comissão deverá enviar, à CNECO, até o dia 30 de abril o calendário de encontros presenciais do 1° semestre de 2009. As eleições acontecerão entre o período de 1° de maio a 26 de junho. Os prazos serão de, no mínimo, 1 semana para inscrição de chapas (respeitando o calendário de encontros presenciais) e 1 semana de eleição (utilizando o mesmo critério).
.
Credenciamentos estaduais
.
O credenciamento será no dia 28 de junho de 2009, das 9 às 22 horas, nos locais definidos pela CNECO. Deverão ser apresentados os seguintes documentos: a) Ata oficial para eleição de delegado(as) fornecida pela UNE, devidamente preenchida; b) Lista de participantes da eleição com cabeçalho constando lista de votantes para o 51º Congresso da UNE, nome, RG ou número de matrícula e assinatura. Da lista de votação deve constar o número de alunos votantes que perfazem o quorum mínimo previsto no presente Regimento; c) Comprovante de matrícula em 2009 do(os) delegado(os) e suplentes.
.
Calendário do 51º Conune
.
30 de abril - Fim do prazo para inscrição de Comissão de 10 alunos para IES com Educação à Distância (EAD); fim do prazo para o envio do calendário de encontros presenciais nas IES com EAD;
1° de maio a 26 de junho - Eleição de delegados nos EADs;
28 de junho - Credenciamento dos delegados nos estados;
11 de julho - Divulgação da lista dos delegados ao Conune;
15 a 19 de julho – 51º Congresso da UNE
.
FONTES:
http://congresso.une.org.br
http://vainasceranovidade.blogspot.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário