terça-feira, 6 de julho de 2010

Por uma nova Paraíba
.
A partir de agora, começa a florescer um novo futuro na Paraíba. Sementes espalhadas pelo povo, por partidos e lideranças políticas estão a germinar, projetando um cenário ampliado, onde outras posturas e ações servirão de adubo para alimentar o tronco das conquistas. As velhas e mesquinhas práticas cedem lugar ao amanhã cidadão. Do chão que regamos e cuidamos não nascerão mais ervas daninhas. O Sol gira para todos e chegou a hora da Paraíba brilhar. À sociedade caberá a tarefa de reluzi-la. Consciente e alegremente. Em paz consigo mesma, pela oportunidade que o destino lhe proporciona em enterrar, na aridez do deserto, os frutos carcomidos pelo tempo e esparramados na sombra do terreno alheio.
.
As raízes da Paraíba são fortes, profundas, porém mal alimentadas, enfraquecidas pelo vendaval de inoperância que varre sua terra seca e campos arados. Será preciso oxigená-las, com águas claras e nutrientes eficazes, para que voltem a sustentar e equilibrar o pomar plantado por visionários ancestrais. Precisamos de um novo modelo de governabilidade e integração social. De progresso e desenvolvimento. De justiça e solidariedade. De um novo tempo de prosperidade real.
.
Aos paraibanos será apresentado, a partir deste início de campanha, um conjunto de propostas e ideias fruto de discussões e encontros sistemáticos com inúmeros segmentos da sociedade, ao longo dos últimos meses, que deve ser entendido como um grito coletivo pela aplicação dos meios que possam livrar nosso Estado das amarras da estagnação econômica, dos grilhões da debilidade social e das algemas da manipulação política.
.
Um roteiro para o breve futuro poderia ser dito. Um esboço onde a tônica principal será a família, a juventude, o agricultor, o trabalhador da cidade e o empreendedor em todos os cantos. Linhas que buscarão fundir desenvolvimento geral com qualificação individual; onde os investimentos na educação de crianças e jovens sejam tão relevantes quanto à construção de estradas e esgotamento sanitário; onde os recursos aplicados na saúde de homens e mulheres sejam proporcionais à construção de casas ou pontes; onde a destinação orçamentária para a produção agrícola seja equivalente ao da segurança pública; onde o artesanato e as manifestações culturais recebam a mesma atenção que as obras estruturantes. Onde todos, todas e tudo sejam untados num ente só: Paraíba.
.
Na busca por esse equilíbrio econômico e social, na objetiva aplicação dos conceitos e diretrizes amealhados em meio aos que sofrem e sonham, apresentamos aos eleitores paraibanos os nossos candidatos a senadores, deputados federais e deputados estaduais, liderados pelo candidato a governador Ricardo Coutinho. A esses a população, através do exercício da democracia representativa, caberá a honrosa e árdua tarefa de humanizar e modernizar a futura gestão governamental. A esses homens e mulheres, forjados na luta e ungidos das massas, deverá ser dada a responsabilidade de implantar uma administração de muitos para todos e não de poucos para alguns. A busca pela descentralização da gestão, aplicando o que dispõe a Constituição Federal em seu primeiro artigo: todo poder emana do povo. Essa determinação precisa sair dos discursos e ganhar as ruas.
.
Além de apontar diretrizes extraídas da vontade do conjunto da sociedade, a coligação “Uma Nova Paraíba” também estará expondo, a partir destes instantes, exemplos revigorantes de diversificadas esferas administrativas, corporificadas a partir de 2002, com a instalação da revolucionária era Lula. Após anos de obstáculos e torpor, finalmente o Brasil acordou para o hoje. Estamos em pleno futuro, em processo de construção e lapidação do que já foi bem feito e do que pode melhorar para os dias que virão. Estamos nos transformando para melhor e a Paraíba tem que fazer parte desse processo, sob pena de perecer, por inanição gerencial e moral.
.
A referência desse banho de modernidade e ética, projetada para o Estado, é a capital paraibana, João Pessoa, que desde 2005, com o início da gestão socialista do PSB e aliados, vem promovendo uma ampla e sólida transformação nas práticas, posturas e resultados administrativos de uma cidade que abriga em seus limites e municípios circunvizinhos uma massa de mais de 1 milhão de habitantes, hoje desfrutando de valores humanos, bens e serviços antes desejados, mas nunca conseguidos.
.
Os princípios de uma gestão operosa e real podem ser germinados por toda a Paraíba, se também assim desejarem os conterrâneos que cansaram do oba-oba sem fim, das mesquinharias recorrentes, perseguições, marasmo, coronelismo e manipulações as mais diversas. Não se trata de promessas intermináveis, algumas com décadas de enfadonhas e infrutíferas repetições, mas de um modelo concreto a ser seguido, já testado e aprovado em tempo recorde, com os necessários ajustes e adequações territoriais e operacionais. O conceito, englobando lisura e eficiência, se manterá inabalado, porém.
.
Aos governantes caberá materializar, de forma hábil e transparente, o que a sociedade mentalizou. Ela é a dona dos caminhos que deseja trilhar, para alcançar a tão aguardada qualidade de vida que chegou aos Estados vizinhos e irmãos, mas que não ecoou por aqui. Esse quadro precisa ser revertido. Está nas mãos dos paraibanos a possibilidade de redirecionar seus próprios passos.
.
Tudo o que iremos propor será possível de realização. Serão ideias simples, trabalhadas na lógica da amplitude e na necessidade da rapidez. Não há como esperar por mais 10 ou 14 anos. Iremos mostrar a base de uma futura administração estadual que se pretende intensamente integrada aos municípios, independente de cores partidárias. Insistiremos em que os direcionamentos deverão respeitar as características e potencialidades de cada região. Economia e ações sociais deverão seguir juntas, numa equação onde o cidadão é o principal patrimônio a ser zelado e protegido.
.
Escolas técnicas, de artes e ofícios; irrigação orientada; extração mineral; crédito ao empreendedorismo; turismo sustentável; valorização e estímulo artístico e cultural; saúde de qualidade; segurança pública, plena e efetiva; exploração marítima e fluvial; segurança hídrica; instalação de pólos comerciais regionais; democratização da ciência e tecnologia; valorização do meio ambiente; entre outras vertentes programáticas, comporão o conjunto de propostas que será compartilhado pelas candidaturas da coligação “Uma Nova Paraíba”, conscientes de que a própria campanha servirá para referendar e ampliar o que teve início, mas que não deve ter fim. Os aperfeiçoamentos são inerentes aos seres humanos normais. Políticos e políticas públicas que se mantêm presos a um único modelo do passado, tendem a não promover as mudanças que fazem parte da própria evolução da sociedade a que prometeram servir.
.
Começa a campanha. Com os pés no chão, coração no peito e mente lá na frente, entre 2011 e 2014. Depois disso, o que era intenção passará a ser uma nova história, construída pelas mãos dos próprios paraibanos e paraibanas. Uma herança para todo o futuro. Que tem início a partir de agora, com milhares de girassóis espalhando pólen pelas praças. Com garra e graça, soprados pelos ventos da mudança que se avizinha. Ao trabalho! Até a vitória! Até amanhã!
.
Coligação Uma Nova Paraíba.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário