JSB nas redes sociais
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Bertrand Sousa (*)
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O fato que motivou a produção deste artigo teve origem em uma das redes sociais em que a nossa Juventude Socialista Brasileira (JSB) participa: o Twitter. Segundo estudos, o site deve se tornar a maior rede social do mundo em 2012, alcançando a impressionante marca de 1 bilhão de usuários. E pensar que há alguns meses fazia pouco caso da ferramenta, pois não a utilizava. Voltando ao assunto, a hashtag #JSBonline – etiqueta, marcação ou palavra-chave usada no Twitter – nos levou a refletir e fazer algumas ponderações sobre a presença e, principalmente, a participação da JSB nas redes sociais.
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Até comentei com a @marciarebeca: “A JSB tem uma hashtag e ninguém me avisa?” Desse modo, acredito que devemos aumentar nossa presença no Twitter com a utilização mais frequente do perfil oficial @JSB40 (http://twitter.com/JSB40). Talvez o compartilhamento da senha com duas ou três pessoas, que tenham disponibilidade em horários diferentes, resolva a questão. Sugiro ainda que façamos uma Twitcam mensalmente – transmissão “ao vivo” no Twitter através de webcam. Essa iniciativa tem trazido bons resultados (audiência) pra muita gente. Podemos tentar também!
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Bertrand Sousa (*)
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O fato que motivou a produção deste artigo teve origem em uma das redes sociais em que a nossa Juventude Socialista Brasileira (JSB) participa: o Twitter. Segundo estudos, o site deve se tornar a maior rede social do mundo em 2012, alcançando a impressionante marca de 1 bilhão de usuários. E pensar que há alguns meses fazia pouco caso da ferramenta, pois não a utilizava. Voltando ao assunto, a hashtag #JSBonline – etiqueta, marcação ou palavra-chave usada no Twitter – nos levou a refletir e fazer algumas ponderações sobre a presença e, principalmente, a participação da JSB nas redes sociais.
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Até comentei com a @marciarebeca: “A JSB tem uma hashtag e ninguém me avisa?” Desse modo, acredito que devemos aumentar nossa presença no Twitter com a utilização mais frequente do perfil oficial @JSB40 (http://twitter.com/JSB40). Talvez o compartilhamento da senha com duas ou três pessoas, que tenham disponibilidade em horários diferentes, resolva a questão. Sugiro ainda que façamos uma Twitcam mensalmente – transmissão “ao vivo” no Twitter através de webcam. Essa iniciativa tem trazido bons resultados (audiência) pra muita gente. Podemos tentar também!
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No que diz respeito ao Facebook, maior rede social do planeta atualmente, não sei como anda nossa participação. Se alguém puder dizer algo a respeito será importante, complementando, assim, nossos escritos. Por outro lado, temos uma comunidade Ning que vem sendo pouco utilizada também: http://jsbrasileira.ning.com Cabe ao pessoal que administra, @s moderador@s e tod@s usuári@s animarem as coisas por lá, publicando mais conteúdo.
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Para quem gosta de comunicação em tempo real, através de mensagens instantâneas - no MSN, por exemplo - temos o canal mgroup70449@hotmail.com Quem ainda não usa, basta adicionar esse endereço normalmente nos seus contatos do MSN. Militantes do Brasil todo se reúnem por lá, mas nem conversamos muito. Para tornar a ferramenta mais útil e participativa, poderíamos marcar reuniões e debates on-line periodicamente, encurtando as distâncias, afinando o discurso coletivamente.
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Sobre a nossa presença no YouTube, devemos investir em dois aspectos: quantidade e qualidade do material divulgado, criando um canal de abrangência nacional, que reúna todos os vídeos da JSB. Provavelmente temos militantes valorosos(as) que estudam publicidade, propaganda, rádio, TV e cinema, nas universidades espalhadas pelo País. Seriam as pessoas mais indicadas para produzir novos vídeos sobre a JSB em cada um dos Estados, em todas as capitais e cidades onde temos forte atuação. Outra possibilidade seria o custeio pelo Partido de produções profissionais, específicas para a JSB, feitas por agências de publicidade e propaganda. Aí sim, valeria a pena postar no YouTube...
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Todas as considerações feitas até aqui servem para nossa conscientização sobre o poder que as redes sociais têm hoje e terão no futuro da Internet brasileira: antes, durante e depois dos períodos eleitorais. Analistas afirmam, inclusive, que um dos principais fatores que levaram as eleições presidenciais deste ano para o segundo turno foi a mobilização das pessoas nas redes sociais, defendendo as propostas de seus candidat@s e atacando @s adversári@s em alguns momentos. Enfim, temos que refletir sobre tudo isso e ampliar nossa presença e participação na web, sempre de forma combativa e verdadeira. Saudações socialistas!
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(*) Jornalista e secretário de comunicação da JSB-JP.
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