sexta-feira, 26 de novembro de 2010

JSB nas redes sociais
.

Bertrand Sousa (*)
.

O fato que motivou a produção deste artigo teve origem em uma das redes sociais em que a nossa Juventude Socialista Brasileira (JSB) participa: o Twitter. Segundo estudos, o site deve se tornar a maior rede social do mundo em 2012, alcançando a impressionante marca de 1 bilhão de usuários. E pensar que há alguns meses fazia pouco caso da ferramenta, pois não a utilizava. Voltando ao assunto, a hashtag #JSBonline – etiqueta, marcação ou palavra-chave usada no Twitter – nos levou a refletir e fazer algumas ponderações sobre a presença e, principalmente, a participação da JSB nas redes sociais.
.

Até comentei com a @marciarebeca: “A JSB tem uma hashtag e ninguém me avisa?” Desse modo, acredito que devemos aumentar nossa presença no Twitter com a utilização mais frequente do perfil oficial @JSB40 (http://twitter.com/JSB40). Talvez o compartilhamento da senha com duas ou três pessoas, que tenham disponibilidade em horários diferentes, resolva a questão. Sugiro ainda que façamos uma Twitcam mensalmente – transmissão “ao vivo” no Twitter através de webcam. Essa iniciativa tem trazido bons resultados (audiência) pra muita gente. Podemos tentar também!
.

Quanto a nossa comunidade no Orkut – rede social mais popular no Brasil – também precisamos atualizar sempre que possível. Desde o final de setembro que ninguém escrevia nada nos tópicos. Mas, sabemos que assuntos para discutir não faltam! Então, vamos lá companheiros(as), ao debate das ideias... que se transformam em ações mediante a luta cotidiana. Lembrando que a comunidade também serve para divulgar os eventos realizados pela JSB em todo Brasil. Vamos utilizar galera! http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=51850
.
No que diz respeito ao Facebook, maior rede social do planeta atualmente, não sei como anda nossa participação. Se alguém puder dizer algo a respeito será importante, complementando, assim, nossos escritos. Por outro lado, temos uma comunidade Ning que vem sendo pouco utilizada também: http://jsbrasileira.ning.com Cabe ao pessoal que administra, @s moderador@s e tod@s usuári@s animarem as coisas por lá, publicando mais conteúdo.
.

O que tem funcionado bastante (e muito bem!) são as tradicionais listas de discussão. As principais que utilizamos são: http://www.grupos.com.br/group/jsbunificada e a outra sobre o Movimento Estudantil: http://www.grupos.com.br/group/jsbme Um simples cadastro na rede Grupos.com.br e passamos a receber todas as informações diretamente por e-mail, além de poder enviar mensagens para todos(as) e dialogar sobre temas atuais que envolvem a JSB e nosso Partido.
.

Para quem gosta de comunicação em tempo real, através de mensagens instantâneas - no MSN, por exemplo - temos o canal mgroup70449@hotmail.com Quem ainda não usa, basta adicionar esse endereço normalmente nos seus contatos do MSN. Militantes do Brasil todo se reúnem por lá, mas nem conversamos muito. Para tornar a ferramenta mais útil e participativa, poderíamos marcar reuniões e debates on-line periodicamente, encurtando as distâncias, afinando o discurso coletivamente.
.

Sobre a nossa presença no YouTube, devemos investir em dois aspectos: quantidade e qualidade do material divulgado, criando um canal de abrangência nacional, que reúna todos os vídeos da JSB. Provavelmente temos militantes valorosos(as) que estudam publicidade, propaganda, rádio, TV e cinema, nas universidades espalhadas pelo País. Seriam as pessoas mais indicadas para produzir novos vídeos sobre a JSB em cada um dos Estados, em todas as capitais e cidades onde temos forte atuação. Outra possibilidade seria o custeio pelo Partido de produções profissionais, específicas para a JSB, feitas por agências de publicidade e propaganda. Aí sim, valeria a pena postar no YouTube...
.

O texto vai chegando ao fim, mas ainda dá tempo de destacar nossos blogs, começando pelo http://portaljuventude.blogspot.com que faz parte da rede Blogger.com e tem funcionado como portal oficial da JSB, visto que o antigo site http://www.jsb.org.br está praticamente aposentado. Entretanto, temos ótimos blogs da JSB também nos estados – de Norte a Sul e no País inteiro – atualizados com frequência e oferecendo conteúdos relevantes. Falando nisso, aproveito para divulgar o nosso: http://jsbjp.blogspot.com Acessem, comentem e divulguem, por favor!
.

Todas as considerações feitas até aqui servem para nossa conscientização sobre o poder que as redes sociais têm hoje e terão no futuro da Internet brasileira: antes, durante e depois dos períodos eleitorais. Analistas afirmam, inclusive, que um dos principais fatores que levaram as eleições presidenciais deste ano para o segundo turno foi a mobilização das pessoas nas redes sociais, defendendo as propostas de seus candidat@s e atacando @s adversári@s em alguns momentos. Enfim, temos que refletir sobre tudo isso e ampliar nossa presença e participação na web, sempre de forma combativa e verdadeira. Saudações socialistas!
.

(*) Jornalista e secretário de comunicação da JSB-JP.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário