quarta-feira, 25 de março de 2009

Coneg da UNE termina com forte expectativa

.
O 57º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) iniciou suas atividades no sábado (21/03), no auditório da UNIP Vergueiro, em São Paulo-SP. Mais de 400 lideranças estudantis – de Instituições de Ensino Superior (IES), das Executivas e Federações Nacionais de Curso, DCEs, UEEs e entidades municipais de todo o Brasil – participaram do debate de abertura, sobre a crise mundial e seus efeitos na educação.
.
Esta edição do Coneg objetivou discutir a participação da juventude na Conferência Nacional de Educação, que acontecerá em 2010; promover a mobilização para a “Jornada de Lutas 2009” e debater a convocação do 51º Congresso da UNE, que elege a nova diretoria e presidência da entidade. O tema do fórum "Essa crise não é nossa! Queremos mais conquista para a educação" foi amplamente discutido durante a mesa de abertura.
.
A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, abriu as discussões ressaltando a importância do Coneg e as ações decisivas que definirão as bandeiras de luta dos movimentos sociais. Também citou e convocou as lideranças para a grande jornada de mobilizações contra a crise mundial, que terá início no próximo dia 30 de março.
.
Para Milko Matijascic, representante do IPEA, "a crise é uma queima de riqueza, típica do capitalismo, que afeta a educação de forma circunstancial". Ele apresentou dados que colocam o Brasil em baixa na educação em relação há muitos países da América do Sul e no mundo, inclusive no gasto por aluno. "O Brasil gasta por aluno a cada ano 1.356 dólares. Estamos pior que o México e apenas a frente da Índia", disse.
.
O 57º Coneg terminou suas atividades no domingo (22/03). Na plenária final, as lideranças estudantis citaram a força dos movimentos e a importância da unidade. Os estudantes aprovaram resoluções e moções que dão inicio a “Jornada de Lutas 2009”, a ser realizada em todo o País entre os dias 30 de março a 03 de abril, além da preparação para o 51º Congresso da UNE.
.
Segundo Lúcia Stumpf, “o objetivo é que dois milhões de estudantes votem em urna para eleger a nova diretoria da UNE". Na ocasião, também citou as ações promovidas pela entidade estudantil nos últimos dois anos, tais como: o resgate da memória dos estudantes de 1968; a recolocação da UNE na vitrine no protagonismo do Movimento Estudantil; a reconquista da sede histórica da entidade; o sucesso da caravana da UNE; entre outras.
.
André Tokarski, diretor de assuntos jurídicos da UNE, também fez questão de frisar as vitórias da entidade, "essa é uma galera vitoriosa, a mesma que aprovou o projeto de reforma universitária no CONEB e vamos sair do Congresso com uma nova UNE: cada vez mais forte e cada vez mais representativa. Precisamos colocar mais estudantes nas salas de aula para dizer que queremos uma universidade nova", ressaltou André.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário