segunda-feira, 30 de março de 2009

Juventude Socialista define estratégias
.
Priscila Rocha (*)
.
A Secretaria Nacional de Juventude do PSB (JSB) realizou, de 12 a 15 de março, a I reunião ordinária de 2009, com todos os membros da Executiva Nacional da Juventude. O evento aconteceu no auditório da sede nacional do Partido Socialista Brasileiro - PSB, em Brasília. O objetivo do encontro foi discutir e deliberar sobre a conjuntura política nacional, frentes de atuação política, organização da JSB e formação política.
.
De acordo com o secretário nacional de juventude, Alex Nazaré, a executiva definiu um plano base de planejamento para o ano de 2009. “ O Conselho Político Nacional da Juventude para analisou, aprovou e incorporou o plano. Espero que os jovens socialistas trabalhem com muita organização e formação política”, afirmou. Durante a abertura da reunião, o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, declarou que a juventude precisa avançar e se inquietar diante dos problemas. “Vocês são a infantaria, a contestação”, disse.
.
Sobre a crise econômica mundial, Amaral afirmou que precisamos discutir o socialismo e seu papel. “Estamos em uma crise que é do capitalismo. O capitalismo diz que não é sua crise, que é do sistema bancário americano. Portanto, nós temos que ir às ruas para dizer a verdade, que o capitalismo fracassou do ponto de vista, social, do meio ambiente e econômico. O PSB passou os últimos 20 anos combatendo o neoliberalismo. Por isso, temos o dever de apresentar para a sociedade um projeto alternativo, mostrar o fracasso do capitalismo e que a alternativa somos nós”, enfatizou.
.
Para o vice-presidente, os militantes têm a missão de avançar, compreender as resistências e ajudar a construir o PSB como Partido. “Temos que defender posições populares, o socialismo, os trabalhadores e um projeto. Cabe a nós discutir a nossa responsabilidade histórica, pois estamos em um momento histórico diferenciado. É um momento difícil, mas riquíssimo”, concluiu.
.
Já para o primeiro secretário Nacional do PSB e presidente da FJM, Carlos Siqueira, nós precisamos permanentemente, como Partido Socialista, justificar a nossa existência e necessidade na sociedade brasileira. “Somos representantes dos interesses populares e a juventude, nesse aspecto, tem um papel fundamental. O jovem socialista deve oferecer um espaço político de esquerda capaz de motivar o sentimento de transformação social. A grande massa da juventude hoje está muito alienada no processo que é natural do desenvolvimento capitalista. Quanto mais ele se desenvolve mais leva a pessoa para o individualismo, consumismo”, explicou. Carlos Siqueira incentivou, também, a divulgação do Curso Políticas Públicas para o Desenvolvimento: “Temos que divulgá-lo nos estados e qualificar os jovens para a luta política”.
.
(*) Assessora de Comunicação do PSB.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário